sexta-feira, novembro 30, 2012

Clube de Sangue (saga Sangue Fresco #3)


Autor: Charlaine Harris
Género:
Fantasia Urbana

Idioma: Português
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 256
ISBN:  978-9-89-637157-9
Título original: Club Dead

Avaliação: ***** (muito bom)


Clube de Sangue é o terceiro livro das aventuras de Sookie Stackhouse, uma empregada de mesa telepata que (re)descobre a cada dia que o mundo em que vive está longe de ser normal, pejado que está de vampiros, lobisomens e outras criaturas mágicas. Isso não só torna a sua existência mais excitante como perigosa, porque a sua capacidade de ler pensamentos alheios tornam-na apetecível para os seres sobrenaturais, que insistem em pedir-lhe ajuda.

Desta vez, porém, Sookie não tem outra escolha senão envolver-se em mais um embróglio. O namorado (vampiro) Bill partiu numa missão secreta sem lhe dar grandes explicações e Sookie vê-se a braços com problemas financeiros. Quando Eric lhe pede ajuda para encontrar Bill, que entretanto desapareceu, Sookie não pensa duas vezes em ir para Jackson, onde ele foi visto pela última vez. A missão é investigar e "ouvir" os habitués de um exclusivo clube nocturno frequentado por criaturas sobrenaturais. A seu lado está Alcide, um tipo bem parecido que é também um lobisomem, cujo objectivo é protegê-la se as coisas derem para o torto, o que inevitavelmente acontece (iupi!).


O mundo de Sookie continua tão apelativo como sempre, com a diferença que este livro é um pouco mais sério e "pesado" que os anteriores, onde acontecem situações que obrigam as personagens (e a nossa heroína) a pôr várias coisas em perspectiva.

Clube de Sangue tem uma acção explosiva, o bom-humor característico da narradora e muito suspense. Sookie cresce como personagem e isso torna-a muito mais interessante e credível. A adição de novas personagens aguça a história e isso resulta numa leitura (ainda mais) compulsiva, naquele que foi o melhor dos 3 livros que li até agora. Venha o próximo.

terça-feira, novembro 27, 2012

Concurso Literário Alfarroba: Amores Contados


Até 15 de Fevereiro de 2013, envie a sua história de amor num máximo de 6000 palavras. As 5 melhores serão editadas em livro pela Alfarroba.

Para detalhes, informações e regulamento:
e-mail: geral@alfarroba.com.pt | telefone: 210 998 223

 
Boa sorte!


sábado, novembro 17, 2012

The Ritual

Autor: Adam Nevill
Género:
Terror

Idioma:
Inglês
Editora: Pan Books
Páginas: 418
ISBN:  978-0330514972

Avaliação: **** (bom)

The Ritual é o primeiro livro que leio de Adam Nevill, um dos novos autores europeus de terror sobrenatural. Natural de Birmingham, Nevill estreou-se em 2008 com Banquet for the Damned e, 4 livros depois, conta com duas nomeações ao British Fantasy Society Award.

Sinceramente, não ligo a prémios nem a nomeações, mas perante um livro de mais de 400 páginas de um autor que nunca tinha ouvido falar, a nomeação ao prémio (que já distinguiu autores que gosto) foi o critério decisivo para trazer este livro.

The Ritual segue a história de quatro amigos que, sendo inseparáveis na universidade, decidem juntar-se após vários anos sem se verem. O destino é a Suécia e o plano é acamparem, percorrerem os trilhos locais e usufruírem da natureza e da companhia uns dos outros, redescobrindo os laços que os uniram antes.

Sem perder tempo, o livro começa com os amigos perdidos na floresta ao segundo dia de caminhada. A tensão começa a fazer-se sentir e os capítulos seguintes fazem uma retrospectiva do que os levou àquela situação. O leitor começa a perceber a ingenuidade e ambição do combinado; o nosso narrador, Luke, não se coíbe de partilhar o que lhe vai na alma.

Segundo ele, o problema começou com a escolha do programa. Dos quatro, apenas ele e Hutch (o mentor da viagem e o mais atlético dos quatro) estão minimamente preparados para a demanda física. Os outros dois amigos são trintões sedentários com peso a mais que se arrastam desde o primeiro dia. Apesar do reencontro ter sido preparado com meses de avanço e todos terem feito o compromisso de se prepararem fisicamente, apenas dois deles conseguem aguentar a estafa ao ar livre. Quando se perdem, as discussões passam a acusações e quando se deparam com um animal de grande porte pendurado numa árvore com as tripas de fora, começam a sentir-se ameaçados num sítio cada vez mais hostil (o frio, a chuva, o racionamento de água e comida).

A racionalidade e a calma dão lugar ao pânico e à medida que a acção avança, são revelados outros pormenores inquietantes. O livro é atmosférico, assustador em algumas partes, o que é bom. É interessante assistir como os quatro amigos se redescobrem como estranhos mas têm de se unir para sobreviver. Mas esta não é uma história onde os personagens se viram uns contra os outros. Aqui há uma mistura de Blair Witch e mitologia nórdica, onde não faltam florestas escuras, igrejas e cabanas abandonadas e muitas ossadas e runas; diversidade não falta e perigo também não, por isso a união é a chave, o que não se revelará nada fácil.

The Ritual é uma leitura viciante mas muito cansativa. Nevill arrasta demasiado a primeira parte da história e há muita repetição; revisitamos vezes sem conta noites chuvosas e privação de mantimentos, discussões e recriminações, choro e pânico. A tensão, apesar de bem explorada, é esticada até ao enjoo. 

A segunda parte do livro, com uma reviravolta interessante, é mais dinâmica mas não menos desgastante. São páginas e páginas de cenários carregados de descrições atmosféricas que pedem intervalo para descansar de tanta informação. Nevill criou um terror adulto e bem elaborado, algo raro nos livros de hoje, mas o livro peca por ser demasiado longo e chegamos a um ponto onde só queremos chegar ao fim porque simplesmente precisamos de um desfecho.

Certamente que lerei mais livros deste autor, que ainda não se encontra editado em Portugal. Porém, sei que não relerei The Ritual, a bem da minha sanidade.

quinta-feira, novembro 08, 2012

Cycle of the Werewolf

Autor: Stephen King
Género:
Terror

Idioma:
Inglês
Editora: New English Library
Páginas: 128
ISBN: 978-04500058783



Avaliação:
*** (mediano)

Cycle of the Werewolf foi editado nos anos 80, em pleno boom do cinema temático sobre lobisomens (The Company of Wolves, The Howling, An American werewolf in London). O mestre da literatura de terror não ficou indiferente e lançou este livro, uma colaboração com o ilustrador Berni Wrightson.

O livro tem cento e poucas páginas e devora-se numa jornada diária nos transportes para o trabalho (em menos de 2 horas). Tem 12 capítulos, um por cada mês do ano. Li no site do autor que o projecto inicial era para ser um calendário, mas cresceu, manteve as ilustrações e converteu-se num mistério: quem será o habitante de Tarker's Mill que se transforma num lobisomem nas noites de lua cheia e devora os seus habitantes?

O que podemos contar num livro escrito por King? A habitual caracterização cuidada das personagens e uma reviravolta que pretende ser surpreendente... não o sendo; na realidade, a identidade da besta é algo previsível. Porém, a história lê-se com interesse e gostei das ilustrações, que retratam os ataques mensais do lobisomem; requisitei o livro da biblioteca municipal,
por isso o saldo é positivo.

Cycle of the Werewolf foi adaptado ao cinema pouco tempo depois da sua edição; em Portugal, o livro tem o título d'O segredo da bala de prata
.