20 de outubro de 2015

Wayward Pines - Caos (Wayward Pines #3)


Autor:
Blake Crouch
Género:
Thriller
Idioma: Português

Páginas: 352
Editora:
Suma de Letras

Ano:
2015

ISBN:
978-989-87755559
Título original: The last town (Wayward Pines Trilogy, Book 3)
 
---

Este livro encerra a trilogia de Wayward Pines. 

Não costumo ler ficção científica mas gostei bastante da história e da acção. Este terceiro livro tem mais cenas de violência do que os outros dois mas temos os habitantes de Wayward Pines num cenário diferente, a lutar pela sua sobrevivência e a tentar assegurar a segurança da cidade, completamente à mercê da ameaça exterior.

Quando comecei a ler os livros, estava longe de imaginar o que escondia o desaparecimento de dois colegas que o agente secreto Ethan Burke investigava e o levara à pacata Wayward Pines, onde nada senão o silêncio e alguma hostilidade dos locais o esperavam.  Muitas reviravoltas depois, o desfecho é inesperado e foi uma leitura de que gostei bastante, numa mistura de thriller com ficção científica que não costumo ler mas que foi uma agradável surpresa.

Fiquei curiosa em saber a possível continuação da história. Este terceiro livro fecha a trilogia mas a narrativa deixa em aberto a possibilidade de uma continuação.

No entanto, o autor já disse no seu site que é improvável um quarto livro; como estas coisas ficam sempre em aberto e a adaptação a televisão correu bem, não me admiraria que houvesse uma continuação da história, mesmo que só em televisão; há certamente material para isso. 


Recomendo a trilogia, se possível com o menor conhecimento prévio possível, para desfrutar melhor das revelações.  

****
(bom)

6 de outubro de 2015

Wayward Pines - Revolta (Wayward Pines #2)


Autor:
Blake Crouch
Género:
Thriller
Idioma: Português

Páginas: 362
Editora:
Suma de Letras

Ano:
2015

ISBN:
978-989-87755405
Título original: Wayward (Wayward Pines Trilogy, Book 2)
 
---

Wayward Pines é, vista de fora, a cidade de sonho: pacata, bonita, limpa, com habitantes simpáticos e sem crime.
 

Para que servem então a vedação electrificada e o arame farpado, as inúmeras câmaras e microfones? Pouco depois de chegar, o agente secreto Ethan Burke sofreu um violento acidente de viação. Ao acordar, tentou sair da cidade sem sucesso. Reunido entretanto com a sua família e a morar em Wayward Pines, Burke, recém-nomeado xerife da cidade, parece ter abraçado a nova vida e ter esquecido o que o levou ali.

Mas a cidade e o seu modo de vida estão na base de um segredo terrível e nem todos os habitantes estão preparados para ouvir a verdade. Burke é um dos poucos que a conhece e está dividido entre contar a verdade ou manter a farsa para o bem comum. É um dilema que atormenta o xerife e a morte violenta de um habitante vem precipitar os acontecimentos.

Este segundo livro explora melhor as dinâmicas da cidade e traz à luz alguns aspectos da vida de algumas personagens centrais. É uma boa sequela que mantém o interesse na história e deixa adivinhar algumas reviravoltas futuras bem suculentas, que garantem uma leitura a bom ritmo.
 
Vi a série, entretanto, e para não variar, o livro é melhor, mas isso em nada diminui o facto de esta trilogia ser uma das surpresas literárias do ano: original, emocionante e garante de horas bem passadas. É indispensável começar a lê-la sem saber o que realmente se passa em Pines, por isso resistam à leitura dos spoilers. 

****
(bom)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...