domingo, junho 06, 2021

Tokyo decadence

 
Autor: Ryu Murakami
Género: Contos

Idioma: Inglês
Páginas: 258
Editora: Kurodahan Press (Kindle)
 Ano: 2019
(1.ª edição: 1988)

---


Ryu Murakami
é um escritor e realizador japonês nascido em 1952.

Apesar não ser parente de Haruki Murakami (Kafka à beira-mar; 1Q84; Norwegian wood), é conhecido no milieu cultural japonês como "o outro Murakami".

O seu primeiro romance, Almost Transparent Blue, escrito quando Murakami ainda era estudante, foi um bestseller e recebeu o prémio literário mais conceituado do Japão, consagrando-o como "o" autor japonês de literatura violenta.

Tokyo Decadence é uma boa amostra do seu trabalho, um conjunto de 15 contos seleccionados de cinco colecções publicadas entre 1986 e 2003.

Os protagonistas dos contos não são gueixas, artistas tímidos ou homens de negócios convencionais; são marginais/alienados que habitam uma Tóquio cruel e sombria, que alimenta os vícios de drogados, prostitutas e degenerados.

A prosa de Tokyo Decadence tem um tom único na sua mordacidade. As personagens recorrem à prostituição, ao consumismo e à droga para encherem as suas vidas, mentindo e roubando sem remorsos. A maioria das personagens femininas são mentalmente desequilibradas, histéricas e ninfomaníacas; a maioria das personagens masculinas são bêbadas, prostitutas e tóxico-dependentes.

Apesar do tom decadente e cenários deprimentes, Tokyo Decadence é interessante e lê-se bem; rapidamente nos habituamos ao tom sombrio, às relações humanas pouco salutares e ao excesso de vício. As história são por vezes salpicadas com dança e música cubanas - que o autor ajudou a difundir no Japão. É dificil prever como as histórias vão acabar; Murakami não recorre a clichés; alguns contos acabam abruptamente. 

Tirando um par de contos algo descartáveis, a maioria fica na memória. Alguns estão interligados e há temas recorrentes, o que ajuda a criar uma coesão narrativa. 

Achei esta leitura uma boa introdução à obra do autor.

****
(bom)

Sem comentários: