30 de novembro de 2025

Em Teu Ventre

   





Autor: José Luís Peixoto
Género:
Romance, Contemporâneo
Idioma: Português

Páginas: 168

Editora: Quetzal Editores

Ano: 2015

---

Em Teu Ventre, de José Luís Peixoto, é uma leitura impactante que entrelaça o sagrado e o profano.

O romance desenrola-se em torno de um momento marcante da História portuguesa: as aparições de Fátima, em 1917, a três crianças pastoras. 

Mas o autor não se limita a recontar o acontecimento religioso entre maio e outubro de 1917, focando-se antes numa narrativa sobre ruralidade, fé, infância e maternidade.

O romance não confirma nem desmistifica as aparições, enquadrando-as num contexto histórico de um Portugal rural e analfabeto, mergulhado na pobreza e marcado pela Primeira Guerra Mundial. Os três pastorinhos, com maior foco em Lúcia, surgem como crianças reais, que vivem a tensão entre a vida da aldeia e as expectativas da comunidade.

A figura materna, com maior foco na mãe de Lúcia - Maria -, tem uma presença forte nas várias facetas de cuidado, vulnerabilidade e autoridade.

José Luís Peixoto declarou que o livro é ficção, embora a sua narrativa tenha como base uma investigação histórica na leitura dos livros Memórias I a VI, da Irmã Lúcia de Jesus, e nas transcrições de várias entrevistas.

Eu li o livro com vagar, saboreando as frases. A escrita é de uma beleza arrebatadora; tenho muitas passagens assinaladas.

Não é uma leitura leve, mas vale o investimento emocional. Como tantas pessoas, tenho familiares devotos de Fátima e recordo várias viagens ao santuário e conversas sobre o fenómeno, o que conferiu ao livro um peso pessoal adicional.

«Lúcia agarra-se à mãe, vai para abraçar-lhe a cintura, mas a mãe afasta-a com as duas mãos. Agora aguenta as consequências. (...) Após um compasso de surpresa, há uma mulher encorpada, atrevida, que enfia o braço inteiro pelo postigo e atira a tranca para o chão. A mãe de Lúcia só tem tempo de afastar-se às arrecuas. Uma maré de mulheres entra-lhe pela casa adentro

*****
(muito bom)

Sem comentários: