Idioma: Português
Páginas: 176
Editora: Edições Asa
Ano: 2025
---
Madeleine Pereira, autora luso-descendente, nasceu em 1997 em Paris. Mora em Angoulême, a capital francesa da Banda Desenhada.
Borboleta é a sua estreia como ilustradora.
A BD foca-se, principalmente, na história de Madeleine, e na do seu pai, que emigrou para França em 1973, fugindo ao Estado Novo. O pai sempre hesitou em falar do seu país natal e da sua infância sob a ditadura.
Assim, o livro foi uma oportunidade para a artista conhecer melhor o país das suas raízes e a sua História, assim como parte das crónicas da comunidade portuguesa que emigrou para França nas décadas de 1960 e 1970.
![]() | ||
|
Em Borboleta, que combina (auto)biografia e ficção, Madeleine Pereira ilustra a repressão da ditadura, o medo dos jovens de serem chamados para a Guerra Colonial, e a vida e os costumes numa sociedade autoritária. Fala ainda do preconceito dos franceses pelos emigrantes.
Para recriar visualmente o que lhe foi contado, a autora recorreu a fotografias de família, a documentos do Museu do Aljube e a imagens de arquivo da RTP.
Desenhado a lápis de cor e a caneta preta, Borboleta é um livro muito bonito que retrata um pedaço de História da Diáspora portuguesa.
Recomendadíssimo.
(muito bom)