segunda-feira, setembro 16, 2013

Sangue Final (saga Sangue Fresco #13)




Autor: Charlaine Harris
Género:
 Fantasia Urbana
Idioma: Português
Editora: Saída de Emergência
ISBN:  978-9-89-637555-3
Título original: Dead ever after
---

Sangue Final é o adieu, farewell à amiga Sookie. Depois de 13 anos de livros, naquela que foi uma colecção absolutamente viciante, divertida de ler e que vai deixar saudades (embora os últimos títulos não tenham sido os melhores nem os mais aliciantes), tive que me despedir das personagens que me habituei a seguir e que me acompanharam por todo o lado: transportes, praia, salas de espera, em viagem, foram vários os locais onde li as aventuras da telepata humana com uns pinguinhos de sangue fae.

O livro começa de uma forma diferente do habitual, com mais suspense e mistério. Há requintes de malvadez nos capítulos iniciais, até descobrirmos o porquê. Está a ser orquestrada uma trama pelos inimigos de Sookie Stackhouse, que por esta altura (13.º livro) já enchem uma sala; querem eliminar a jovem de vez e o plano é diabólico e implacável; no final da saga, as expectativas são altas.

OK, a aventura, a acção e o romance estão lá, as personagens são nossas conhecidas e o livro final promete sempre mais emoção. Afinal, é o final de um ciclo. Expectativas altas, novamente. Porém... à semelhança dos títulos mais recentes, Sangue Final é medíocre e fica aquém do esperado. É evidente que Charlaine Harris não soube manter o fio à meada do universo que vem construindo há anos, e isso decepcionou-me.

Ao contrário de várias críticas negativas que li, nomeadamente na Amazon americana, não me fez assim tanta espécie a pessoa com quem Sookie ficou no fim. O que me desgostou foi a falta de coerência com a história no global, 12 livros passados. O livro (e o final) pareceu apressado e insonso, o que não abona a favor da autora. Vou procurar outros livros de Harris, mas a forma como ela concluiu Sangue Fresco podia ter sido melhor, se bem que longe de inesperado (a qualidade da história já vinha a decrescer há uns livros atrás).

avaliação: *** (mediano)

1 comentário:

Kathy Kristine disse...

vc tem li ro para envio?