terça-feira, julho 12, 2011

Vínculo de sangue



Autor: Patricia Briggs
Género:
Fantasia Urbana
 

Idioma: Português
Editora: Saída de Emergência
Colecção: Bang!

Páginas: 304
Preço: € 16
ISBN:  978-9-89-637300-9
Título original: Blood bound

Avaliação:
**** (bom)

Vínculo de sangue é o volume 2 da série Mercedes Thompson, depois de O Apelo da lua.

Mercy Thompson é uma mulher determinada e aventureira, que divide o tempo entre a sua oficina automóvel (é mecânica) e convivendo com os seus amigos humanos e não humanos. Mercy é uma caminhante (walker), podendo alternar entre a forma humana e a de um coiote
.
 

Não passou muito tempo desde a acção do primeiro livro e há um seguimento lógico: os lobisomens deram a conhecer a sua existência ao mundo (as fadas já se tinham revelado há anos atrás) e a narradora, Mercy, referencia alguns acontecimentos passados para situar o leitor. Entretanto, os vampiros continuam reticentes em revelar a sua existência, pois é difícil os humanos sentirem empatia por seres que sobrevivem bebendo o seu sangue.
 

O 1.º livro da série focou-se no universo dos lobisomens e este 2.º volta-se para o mundo dos vampiros. Stefan procura Mercy para lhe pedir ajuda a encontrar e confrontar um feiticeiro que se mudou para as Tri-cidades. Como são amigos e Mercy lhe deve um favor, ela aceita ajudar o vampiro.  
 

É o começo de mais uma aventura, com o feiticeiro a revelar-se um poderoso demónio, capaz de dominar vampiros e lobisomens. Começa uma verdadeira perseguição, que força a alianças entre os seres para deter o adversário comum.

Gostei mais deste livro, apesar d'O Apelo da lua também ser bom. A história é mais complexa e intrigante, e a introdução de novos personagens torna-a mais dinâmica. A acção continua emocionante, com Mercy a confirmar-se uma protagonista espevitada e com piada, que gere com habilidade as suas relações com as várias criaturas sobrenaturais com que convive (o colega de quarto lobisomem, o ex-patrão fada que ajuda na oficina quando é preciso, o alfa da matilha local que se anda a fazer ao piso, etc.). Os diálogos e a interacção entre personagens são bastante engraçados, com a heroína a fazer jogos de cintura e palavras para conseguir lidar com todos da melhor maneira.

Vou continuar a seguir a série; gosto dos personagens e os livros são divertidos.

8 comentários:

Célia disse...

A minha opinião vai muito de encontro ao que dizes. Acho que é uma série com boas personagens e que entretém. Também gostei um pouco mais deste do que do primeiro ;)

barroca disse...

E venha o terceiro! já começaste? estou a contar que seja ainda melhor. ;P

Célia disse...

Sim, já li cerca de um terço do livro. Mas estou a demorar mais do que o costume... não me consigo concentrar como deve ser porque estou entusiasmada com a perspetiva de receber o 5.º livro do George R.R. Martin!

No entanto, do que já li posso dizer que o bom ritmo mantém-se. Neste sabemos um pouco mais sobre os seres feéricos ;)

barroca disse...

Sim, hoje foi o lançamento do Martin; estou a obrigar-me a esperar porque estou a reler a série; é o que dá esperar 6 anos por um livro!

Sei que este livro 3 da mercy foi um pouco polémico, mas ainda tenho de descobrir porquê. ;)

Rafeiro Perfumado disse...

O título é que é um bocado infeliz, não achas?

Beijocas!

barroca disse...

Tendo em conta o contexto não está mau; o primeiro livro focava-se mais nos lobisomens (apelo da lua) e este mais nos vampiros, por isso é apropriado. como o original é "blood bound", não está mau.

Agora se me falares nas capas... já acho uma escolha infeliz (são as originais usadas nos states, mas mim não gosta) a do primeiro livro, então, é de fugir. :P

Ly disse...

oi sou do brasil e aque este livro ainda nao chegou.
vc sabe de algum site que eu possa ler online?
estilo.de.guria@gmail.com

barroca disse...

Olá,

no site da SdE há um excerto da obra de mais de 60 páginas: pode lê-lo aqui

A editora também tem uma loja online, não sei se enviam para o Brasil, é uma questão de perguntar. Boas leituras!