28 de março de 2014

A frágil doçura do bolo de limão

Autor: Aimee Bender
Género:
Romance
Idioma: Português
Editora:
Marcador

Colecção: Marcador Literatura
ISBN: 978-989-847070768
Título original: The particular sadness of lemon cake
---

A frágil doçura do bolo de limão ilustra a vida de uma família de classe média na soalheira Califórnia, pela voz da filha mais nova.

Rose Edelstein, uma criança alegre e sensível, descobre, na véspera do seu nono aniversário, que tem um dom extraordinário: consegue saborear no bolo de limão e chocolate, que a mãe fez, todos os sentimentos e emoções que a envolvem, saboreando na mistura o amor maternal mas também o sentimento de vazio e desespero.

Curiosa e astuta, rapidamente descobre que a sua habilidade envolve toda a comida que saboreia: através dela, percebe o que move e sente a pessoa que cozinhou. Para uma cabeça tão jovem, a revelação é assustadora e Rose altera a sua forma de ser, escudando-se do que a rodeia recorrendo a fast food e alimentos processados, ao mesmo tempo que a idade da inocência acaba e Rose é confrontada com a forma como o mundo dos adultos funciona.

Um Dorito não te exige nada, o que é uma dádiva maravilhosa. Apenas te pede que não estejas ali...

No entanto, já não consegue evitar uma maior percepção do que a rodeia, sendo o maior golpe a dinâmica da sua própria família, que descobre estar deprimida e a tentar lidar (cada um à sua maneira) com os problemas: o isolamento do irmão, Joseph, a apatia do pai, a tristeza da mãe. Rose cria então mecanismos para sobreviver ao turbilhão emocional que a rodeia, paralelamente à vida que não deixa de acontecer à sua volta.

Um dos pontos fortes do livro são as personagens. A família Edelstein é uma família-tipo que se afoga enquanto tenta manter a aparência de normalidade; cada membro da família lida com as aflições da melhor forma que pode sem nunca se envolver com os outros membros da família. Rose percebe isto tudo e mais, não evitando um sentimento de perda à medida que a ideia luminosa que tinha dos pais se desvanece.

O livro tem passagens admiráveis e extremamente lúcidas mas não é perfeito e a execução de algumas ideias ficou aquém do esperado. A apatia das personagens é, por vezes, exasperante e o final não enche olho nem barriga.

Porém, A frágil doçura do bolo de limão é uma narrativa pouco tradicional, com uma pitada de realismo mágico e vários apontamentos líricos, um livro diferente do que tenho lido e que me permitiu uma leitura alternativa que muito apreciei e que recomendo (ler excerto).

****
(bom)

4 comentários:

Fiacha disse...

Ois :D

Um livro que me parece interessante, com algo que é fundamental nos livros, boas personagens mas que parece-me que tem alturas algo descritivas.

Ainda assim um livro que recomendas pelo que percebo

Bjs e boas leturas

barroca disse...

olá!

é um livro muito original, mas há uns pormenores irreais q.b. que a autora não soube desenvolver e, sobretudo, concluir da melhor forma; mesmo assim vale bem a leitura (e o inve$timento)! ;)

Clarinda disse...

Há muitas descrições que por vezes se tornam cansativas. E aquele fim para o irmão é demasiado irreal para mim!
Foi uma leitura razoável.
:)

barroca disse...

Olá, Clarinda! Essa (do irmão) é uma das ideias que ficaram aquém, na m/ opinião. ;)

No geral, achei uma estória original e a personagem da Rose é muito interessante, mas o livro falhou em ir mais além (apesar do potencial).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...