4 de abril de 2015

O leitor


Autor:
Bernhard Schlink
Género:
Romance
Idioma: Português

Páginas: 144
Editora:
Edições Asa

Ano:
2009
ISBN: 978-972-4120096
Tradução: Fátima Freire de Andrade
Título original: Der Vorleser 
---

O Leitor, escrito em 1995, é, desde O Perfume, o romance alemão mais aplaudido mundialmente. Traduzido em 45 línguas, recebeu vários prémios literários e foi adaptado ao cinema, onde ganhou um Óscar para Melhor Actriz.
O autor é um juiz reformado e escritor alemão, que dá aulas de Direito e Filosofia. Vi o filme há alguns anos mas o livro tem estado em espera até há pouco.

Michael Berg tem 15 anos e adoece com hepatite. Um dia, na rua, sente-se mal e é ajudado por uma mulher, Hanna, vinte anos mais velha. Entre os dois nasce uma relação pontuada por um ritual inalterável: o banho, o sexo e a leitura, onde o rapaz lê alto para a amante. Michael vive o seu  primeiro amor intensamente e fica destroçado quando Hanna parte sem aviso.

Reencontra-a anos mais tarde, ele um estudante de Direito num seminário sobre os crimes nazis, ela no banco dos réus com outros ex-guardas de um campo de concentração. Durante o processo, Michael é confrontado com um segredo de Hanna, uma revelação que explica alguns acontecimentos passados e que pode ser a chave para a libertar de uma vida na prisão.

O livro está dividido em três partes, que marcam as principais etapas da vida de Michael, o nosso narrador. Inicialmente focado numa narração levemente erótica do primeiro amor, evolui para uma reflexão dolorosa sobre a geração cúmplice dos nazis, a braços com a vergonha das suas acções, julgada pelos seus descendentes, em busca de respostas e uma explicação racional, que poderá não existir nem ser descoberta.

O Leitor é um bom livro, apesar de desconfortável. É breve mas complexo e fica na memória pelas questões que levanta e para as quais é difícil encontrar uma resposta satisfatória. Um livro poderoso, com algumas passagens poéticas e uma homenagem profunda e irreverente ao poder da literatura e a muitas coisas mais. A ler. 

****
(bom)

6 comentários:

Leitora disse...

Olá,
Li este livro faz algum tempo e adorei, depois vi o filme e devo dizer que gostei mais do livro para variar, contudo o filme estava muito bem concebido e com óptimos actores.
Boas leitura.
Atmosfera dos Livros

barroca disse...

Quase sempre é assim: o livro supera o filme. Eu já vi o filme há uns anos, mas conto revê-lo assim que possível.

:)

Isaura Pereira disse...

Olá!!

Ai...acabei de ler um livro deste autor que não gostei assim tanto. Deste vi o filme e adorei. Mas não li o livro.
Quero dar-lhe outra oportunidade!

Boas leituras.

barroca disse...

Olá Isaura, eu já vi o filme há demasiado tempo para apontar exactamente o que é melhor no livro, mas são ambos perturbadores e levantam questões incómodas, e só por isso valem a pena!

Não li mais nada deste autor, mas vi mencionado que escreve bons policiais, por isso o próximo a ler dele seria nesse género. Foi um desses que leste?

Isaura Pereira disse...

O livro que li foi o "Fim de Semana", mas não era policial.
Vou tentar ler então um policial. Pode ser que goste mais.

Beijinhos

barroca disse...

Estive para comprar esse livro na amazon; a história pareceu-me interessante, e tenho-o na wishlist. acho que vou tirar... :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...