sábado, outubro 22, 2011

Beijo do ferro



Autor: Patricia Briggs
Género:
Fantasia Urbana
 

Idioma: Português
Editora: Saída de Emergência
Colecção: Bang!

Páginas: 304
Preço: € 16
ISBN:  978-9-89-637334-4
Título original: Iron kissed

Avaliação:
**** (bom)

Beijo do ferro é o volume 3 da série Mercedes Thompson, depois de O Apelo da lua e Vínculo de Sangue.

Mercy é uma mulher independente e corajosa, que divide o tempo entre a sua oficina de mecânica e os amigos. De descendência nativo-americana e traços índios, é uma caminhante (walker), podendo assumir a forma de um coiote
.
 

Nas Tri-cidades, onde se desenrola a acção, vive uma amálgama de espécies: humanos, lobisomens, seres feéricos, vampiros. Os lobisomens deram a conhecer a sua existência ao mundo (os seres feéricos já tinham saído do armário anos antes) e os vampiros continuam na obscuridade.
 

O 1.º livro da série focou-se no universo dos lobisomens, o 2.º no dos vampiros, e este último desvenda mais sobre os seres feéricos, que vivem numa reserva. Mercy tem de ilibar o seu mentor, Zee, um ser feérico acusado de matar um humano que trabalhava na reserva, com todos os riscos que isso acarreta (e é bastante arriscado).
 

É o começo de mais uma aventura, com o assassino a ser revelado perto do fim, numa sucessão de parágrafos electrizante. A caminhante conta com a ajuda dos lobisomens, liderados por Adam, por quem se sente atraída. Porém, Mercy foi criada por lobisomens e está consciente que são uma espécie dominadora, habituada a sobreviver a todo o custo, e não quer abdicar da sua independência.

O livro explora temas mais maduros e a protagonista é bastante mais desenvolvida, passando por situações traumáticas, crescendo bastante como personagem (olhamos para Mercy de forma diferente quando o livro acaba).

A acção continua emocionante, o tom é bem-humorado. Mercy é despachada e decidida, e gere com habilidade as suas relações com as várias criaturas sobrenaturais
que existem na sua vida. É uma série que vou continuar a ler, a leitura é bastante divertida e os livros estão a ficar cada vez melhores, pelo que estou com expectativas elevadas em relação ao quarto volume.

Um excerto do livro está disponível no site da editora. Boa leitura.

Sem comentários: