segunda-feira, novembro 26, 2018

Less



 Autor: Andrew Sean Greer
Género: Humor, Sátira
Idioma: Inglês
Páginas: 272
Editora: Hachette Book Group (Kindle)
Ano: 2017
  ---

Arthur Less tem 49 anos e é um escritor pouco conhecido, sem grande obra. Residente em São Francisco, tenta lidar com a passagem do tempo, as memórias de amantes passados e a irrelevância no meio literário.
  
«Nobody came to "An Evening with Arthur Less".»

Preso num dia-a-dia previsível e sem novidades, Less vê-se subitamente num turbihão de emoções quando recebe um convite de casamento do ex-namorado Freddy, uma relação recente de nove anos que Less tenta minimizar mas não consegue. Como comparecer é impensável (e demasiado doloroso), Less arranja forma de lhe ser impossível fazê-lo, agendando várias viagens e eventos na altura da boda, desde participar como orador numa conferência literária na Cidade do México até ao Japão, onde é suposto escrever uma crítica da cozinha nipónica numa revista masculina. Pelo meio ficam eventos em Itália, na Alemanha, em França, em Marrocos e na Índia.



«Arthur Less is the first homosexual ever to grow old...He has never seen another gay man age past fifty, none except Robert. He met them all at forty or so but never saw them make it much beyond; they died of AIDS, that generation. Less' generation often feels like the first to explore the land beyond fifty.»
 
Mas as memórias com Freddy perseguem-no e assombram-no. A uns meses de fazer 50 anos, Less é confrontado interiormente com as suas escolhas, o seu passado amoroso e a sua homossexualidade. Incapaz de lidar com a infelicidade de não continuar com Freddy, está decidido a viajar pelo mundo e a ocupar-se com coisas que não lhe dizem grande coisa, tudo porque não consegue ultrapassar o que se tornou nem a solidão que o espera de volta a casa.

Less é um dos piores livros que li nos últimos meses. Enfadonho, está longe da minha ideia de um livro vencedor de um Pulitzer. Onde está o humor, a sátira anunciados? Fiquei à espera de algo que nunca veio, e a minha persistência não foi recompensada.



**
(fraco)

Sem comentários: