Autor: Liane Moriarty
Género: Mistério, Thriller
Idioma: Português
Páginas: 480
Editora: Asa
Ano: 2015
Título original: Big little lies
---
Liane Moriarty é uma escritora australiana bestseller. Este é o livro pelo qual é mais conhecida, um livro que vendeu milhões de exemplares e teve uma adaptação ao pequeno ecrã.
Pequenas grandes mentiras lida com temas sombrios, equilibrando-os com leveza e humor.
A história, passada numa cidade costeira chamada Pirriwee, tem como protagonistas três mulheres muito diferentes entre si, que se tornam amigas quando os filhos começam a frequentar a mesma sala no jardim de infância.
Temos Jane, uma mãe solteira recém-chegada à cidade; Madeline, uma carismática mãe de três que vai no segundo casamento; e Celeste, uma mulher abastada e mãe de gémeos.
Pessoalmente, achei a forma de contar a história uma excelente aposta: desde o primeiro capítulo que sabemos que ocorreu um crime, mas há que ler para descobrir quem foi a vítima e o seu homicida. Inicia-se então uma narrativa que remonta a seis meses antes da noite do crime. O enredo vai-se desenrolando com a narração habitual da vida das protagonistas, intercalados com vários depoimentos das testemunhas à polícia.
E como todos se conhecem em Pirriwee, há vários comentários misturados com cusquices, que permitem ver toda a gente a uma outra luz e tentar perceber o que é invenção ou algo que alguém quer esconder/tem vergonha.
O tom, e pano de fundo, de Pequenas grandes mentiras é contemporâneo, com temas correntes - bullying, ciúmes, hipocrisia, violência doméstica, adultério, novas tecnologias –, e Liane Moriarty tece habilmente a história de uma comunidade, e dos seus habitantes, doseando os pequenos dramas individuais de cada personagem, os seus segredos e motivações.
As personagens são complexas e bem desenvolvidas, e além do trio de protagonistas, temos uma galeria numerosa de figuras secundárias, também elas bem trabalhadas.
O final é surpreendente; o livro é bom entretenimento e a leitura é viciante (4 estrelas e meia).
Vi há uns tempos uma série, Nove perfeitos desconhecidos, inspirada num outro livro de Liane Moriarty e gostei. Vou tentar ler mais da autora.
Ainda relativamente a Pequenas grandes mentiras, quero ver a adaptação televisiva em breve, que conta com Nicole Kidman, Meryl Streep e Laura Dern.
*****
(muito bom)
Sem comentários:
Enviar um comentário