segunda-feira, maio 29, 2023

The War of Art

  

Autor: Steven Pressfield
Género: Não Ficção

Idioma: Inglês

Páginas: 108

Editora: Fastpencil Inc
(e-book)
Ano: 2010

---

The War of Art, com o subtítuloWinning the inner creative battle” é citado com frequência em listas de leitura relacionadas com escrita criativa

Não fiz a ligação à primeira com o autor dos dramas históricos Portas de Fogo e A última Amazona, que li faz anos, mas é o mesmo Steven Pressfield, um escritor bestseller.

The War of Art é um livro curto, com capítulos breves que vão directos ao assunto.

E o assunto é como compreender e combater as barreiras psicológicas que muitos artistas enfrentam para produzirem as suas obras, algo que Pressfield intitula de « resistência ».

Assim, por exemplo, alguém que quer escrever um livro pode desanimar, por achar que não tem nada de novo e/ou relevante a dizer; ou alguém que está a pensar tornar-se freelancer, pode debater-se com dúvidas de que não tem talento suficiente que lhe permita viver da actividade.

O livro envereda, por vezes, por caminhos de auto-ajuda que podem não ser do agrado de alguns. Goste-se, ou não, dessas incursões, rapidamente se volta ao tom motivacional e à abordagem prática - como referi, é um livro curto.

The War of Art identifica como a « resistência » se manifesta e impede o artista de progredir ou acabar a sua obra.

Dá dicas de como a combater e ir além da mesma, misturando conselhos com considerações filosóficas q.b. sobre musas, inspiração e o valor da arte que se produz.

Há partes algo rebuscadas (lembro-me de um parágrafo sobre Hitler ter sido um artista falhado e poder ter canalizado a sua energia desastrosamente – estou a parafrasear), mas, lembremo-nos, o autor é um contador de histórias...

No geral, gostei bastante das metáforas e da mensagem.

****
(bom)

Sem comentários: