14 de fevereiro de 2016

A princesa de gelo (Fjallbacka #1)


Autor:
Camilla Lackberg
Género:
Thriller
Idioma: Português

Páginas: 413
Editora:
Bis (Leya)

Ano:
2013

ISBN:
 
978-989-6602376
Título original: Isprinsessan (Fjallbacka #1)
 
---

Não sou de ceder a golpes publicitários, mas como fã assumidérrima da Dama do Crime, ao passear-me na secção dos livros policiais e topar uma autora desconhecida a ser publicitada como «a nova Agatha Christie que vem do frio», é garante de pegar e ler as primeiras páginas. 

Foi assim que dei por mim a comprar o livro de estreia de Camila Lackberg, numa vaga recente de traduções de policiais nórdicos que estão a assolar as livrarias e segura de que por 10 euros não arruinava o orçamento familiar.

Este é o primeiro título da colecção Fjallbacka, uma pequena localidade costeira sueca, onde a autora nasceu, e cenário fétiche de Lackberg. A dupla de serviço são a escritora Erica Falck e o detective Patrik Hedstrom, que, aqui, se lançam na investigação do homicídio de Alexandra, uma amiga de infância de Erica.

O cenário branco e aconchegante da pequena cidade costeira torna-se claustrofóbico à medida que vamos percebendo a dinâmica dos habitantes. Isto para mim foi um ponto positivo porque gosto muito deste ambiente de cidade pequena aparentemente idílica onde há muita mente podre e muitos segredos. Menos positivo foi 1) o facto deter lido uma edição traduzida do inglês, com algumas expressões claramente infelizes de tão literais (é esse o preço a pagar por um livro de bolso?); e 2) algumas descrições e diálogos muito pouco naturais e estereotipados que mancham a narrativa ao aparecer do nada (novamente a tradução? aqui já não estou tão certa). 

Não é (de jeito nenhum) uma Agatha Christie (essa é/foi única!), mas o final convenceu-me o suficiente para querer ler outro livro da autora. Entretanto, comprei outros policiais nórdicos, e estou entusiasmada com a perspectiva de leitura, mas este, para já, entreteve mas está aquém de espectacular.  

***
(mediano/razoável)

2 comentários:

Isaura Pereira disse...

Olá!
Tenho alguma curiosidade em ler livros desta autora pois gosto muito deste género. Já por muitas vezes tive para o ler, mas ainda o li.
Também odeio quando vejo livros mal traduzidos!
Mas vou dar-lhe uma oportunidade, porque quero mesmo "conhecer" a autora.
Beijinhos e boas leitras

barroca disse...

Eu sei que vou ler outro livro dela. Recomendo também, mas que se conseguires outra edição além desta, é melhor, pq achei a tradução horripilante. Boas leituras!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...