domingo, outubro 25, 2020

Whisper network

Autor: Chandler Baker
Género: Thriller

Idioma: Inglês
Páginas: 320
Editora: Flatiron Books (ebook)
Ano: 2019

---

Sloane, Ardie, Grace e Rosalita trabalham na fictícia Truviv Inc. - uma empresa no ramo do desporto, tipo Nike, sediada em Dallas - há anos, as três primeiras no departamento jurídico e a última como empregada de limpeza. 

A morte repentina do director-geral da Truviv significa que o director-legal, Ames, provavelmente será promovido ao lugar vago, assumindo o comando da empresa.

Cada uma das mulheres tem uma relação diferente com Ames, cuja ascensão na empresa sempre foi acompanhada de boatos (uma rede de sussurros = whisper network) sobre o seu comportamento para com as colegas femininas, boatos sempre desvalorizados e que não impediram que fosse promovido ao longo dos anos.

Entretanto o mundo mudou e as vozes das mulheres fazem-se ouvir cada vez mais alto. E as mulheres do mundo corporativo de Dallas veem a possível promoção de Ames como uma afronta. Quando desconfiam que ele está a ser inadequado para com uma nova colega, decidem expô-lo, e outros da mesma cepa, numa mensagem eletrónica que se torna viral, cujo anexo é uma tabela com nomes e comportamentos dos homens que cometem os assédios nas diferentes empresas, alimentada por várias profissionais de diferentes áreas.

A decisão de Sloane e das colegas de tomarem uma posição desencadeia uma mudança. Mentiras são descobertas. Vários segredos são expostos. As vidas das mulheres envolvidas - como mulheres, colegas, mães, esposas, amigas - são atingidas.

Whisper network é um bom livro, com os momentos altos nos monólogos interiores das quatro protagonistas, que reflectem os desafios da mulher moderna na tentativa de equilibrar a vida familiar e profissional, com os seus diferentes pontos de vistas e expectativas.

No seguimento do movimento #metoo, é um thriller interessante com um desenvolvimento sólido e um final previsível. Vale pelas personagens femininas e as diferentes dinâmicas entre si, que várias mulheres vão reconhecer, apesar da identidade norte-americana ser bastante diferente da europeia.

Uma boa surpresa.

****
(bom)

Sem comentários: