Autores: Noelle Stevenson, Grace Ellis,
Shannon Watters, Brooklyn Allen
Shannon Watters, Brooklyn Allen
Género: Banda desenhada
Idioma: Inglês
Páginas: 128
Editora: Boom! Box (Kindle)
Ano: 2015
Idioma: Inglês
Páginas: 128
Editora: Boom! Box (Kindle)
Ano: 2015
---
Este primeiro volume de Lumberjanes está classificado como infanto-juvenil. Eu achei-o delicioso e acredito que será apreciado por várias faixas etárias.
Um grupo de cinco amigas (Jo, April, Mal, Molly e Ripley) quer viver um Verão fantástico e decidem passá-lo num campo de escuteiras, as "lumberjanes".
Há várias sátiras no livro relativamente ao mundo escutista: retira-se a conotação religiosa e reescreve-se os lemas e valores, mantendo-se a promoção da vida ao ar livre, as actividades em grupo e o conhecimento da Natureza.
Fonte: Google Search Engine
As
amigas unem-se para combater as coisas estranhas que estão a acontecer
na floresta ao seu redor: um grupo agressivo de raposas com três olhos,
uma velhota que se transforma em urso, cavernas subterrâneas e outras
criaturas fantásticas. E fazem-no valendo-se dos pontos fortes de cada
uma e não deixando ninguém de fora. "Friendship to the Max" é o lema.
Adorei as referências a várias figuras femininas, todas elas pioneiras e/ou icónicas, como Joan Jett (uma rock star dos anos 80, considerada por alguns como a Rainha do Rock n' Roll) e Bessie Coleman (a primeira afro-americana a tornar-se piloto nos EUA e a primeira mulher de ascedência africana a conseguir o brevet de piloto internacional).
O tom é de empoderamento (feminino) sem ser moralista. Cada personagem é diferente, com uma imagem e voz próprias. É assim que deve ser, e a diversidade deve existir sem ser proclamada, simplesmente porque é normal; Lumberjanes vol.1: beware the kitten holy passa esta mensagem muito bem.
Lumberjanes vol.1: beware the kitten holy é um livro divertido de ler, com várias ilustrações hilariantes. A história saltita em termos de coerência mas é compensada pela acção e pelo humor. Creio ser um excelente livro para oferecer.
À data, na nossa língua, apenas está traduzido em Português do Brasil pela Devir.
*****
(muito bom)
Sem comentários:
Enviar um comentário