domingo, outubro 03, 2021

A agência n.º 1 de mulheres detectives

 

Título original: The no. 1 ladies' detective agency
Autor: Alexander McCall Smith

Género: Romance

Idioma: Português

Páginas: 208

Editora: Editorial Presença

Ano: 2004
 

---

Criada pelo britânico Alexander McCall Smith, nascido no Zimbabwe, a série A agência n.º 1 de mulheres detectives, aclamado na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, começou com este título no final dos anos 90. À data, são 22 livros no total, o mais recente editado em Setembro de 2021.
 
Após a morte do pai, Precious Ramotswe decide mudar de cidade e abrir uma agência de detectives em Gaborone; para começar, há apenas uma detective - ela própria. 

Sendo a única agência de investigação do país a ter uma mulher, Precious gere-a da forma que lhe parece mais acertada. Com um misto de empatia, humildade e perspicácia - e sempre entre inúmeras chávenas de chá rooibos -, Mma Ramotswe consegue criar um vínculo emocional com os clientes e os casos que investiga
 
A sua filosofia é a de que tem de se conhecer a pessoa para compreender o mistério a resolver, privilegiando a intuição e o bom senso... E agência começa a conquistar o seu  espaço, dando oportunidade a Precious de provar como uma mulher pode ser uma excelente detective, apesar dos homens dominarem a área.

O cenário é no Botswana e somos apresentados à sociedade e cultura de um país raramente retratado em filmes e/ou livros. Neste primeiro livro, percebemos algumas nuances relativamente ao papel da mulher na sociedade, as relações sociais e o modo de vida rural e citadino, mas li que há muito mais que é explorado nos livros seguintes, escritos de uma forma simples e com uma sagacidade imperdível. O elenco de personagens é diverso.
 
Os livros devem ser lidos pela ordem de publicação, para não se perder o fio condutor. Isto porque um novo livro remete para situações e personagens de livros anteriores. 
 
A agência n.º 1 de mulheres detectives consagrou o autor, que já vendeu mais de 40 milhões de cópias escritas na língua inglesa. Ao longo dos anos, foi traduzido em 46 idiomas. A série só teve dois livros editados em Portugal; no Brasil pouco mais. Quem quiser ler esta série, a melhor opção será lê-la no original.
 
Em 2008, a HBO adaptou a série ao pequeno ecrã; o resultado foi uma temporada de sete episódios. A série tem pontuações elevadas e comentários muito positivos, mas não houve uma segunda temporada.
 

****
(bom)

Sem comentários: