sábado, outubro 16, 2021

Come prima

 

Autor: Alfred
Género: Banda desenhada
Idioma: Inglês
Páginas: 224
Editora: Delcourt (Kindle)
 Ano: 2013

---

Anos 60. Dois irmãos, Fabio e Giovanni, metem-se num Fiat 500 e com uma urna no banco traseiro, viajam de França para Itália.

O ambiente é pesado, depois de décadas sem se verem - são muitas as feridas por cicatrizar. É ao longo da viagem pelo interior francês em direcção à fronteira italiana, e à terra onde nasceram, que vamos descobrir o passado, e a razão que os levou a afastarem-se.

Fonte: Google Search Engine

Come prima, que significa "como dantes", é uma história de retorno às raízes, cheia de memórias e confrontação consigo mesmo. Há catarse nas cenas dramático-cómicas, que evitam sempre o sentimentalismo e o cliché.
 
Fonte: Google Search Engine
 
O uso de cores é excelente, num forte contraste de quente e frio, acompanhando a variação e intensidade das emoções dos protagonistas.
 
Durante a road trip, as várias personagens com quem se cruzam põem também a descoberto as personalidades dos dois irmãos, e a sua constante dificuldade em comunicarem. Come prima é uma história simples muito bem contada. Os desenhos são muito bonitos e convidam ao zoom (possível no formato electrónico) para atentar nos pormenores.

Fonte: Google Search Engine
 
O título ganhou o prémio de melhor livro no Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême - o maior da Europa -, em 2014, aquando da sua publicação.
 
À data, na nossa língua, está apenas publicado no Brasil.

*****
(muito bom)

Sem comentários: