quinta-feira, setembro 02, 2021

Southern Bastards vol.1 : aqui jaz um homem


Autores: Jason Aaron, Jason Latour
Género: Banda desenhada
Idioma: Português
Páginas: 128
Editora: G. Floy Studio
 Ano: 2015

---

Estamos no condado de Craw, Alabama, no sul dos Estados Unidos. 

Craw distingue-se pelas suas carnes de churrasco e pela equipa local de futebol americano, os Runnin’ Rebs, campeões estaduais. Também tem na sua população um sortido de sacanas, labregos e chungas. 

Earl Tubb, um homem de meia idade reservado, regressa ao condado de Craw, muitas décadas depois de ter abalado, para esvaziar a casa de um tio - agora a viver num lar. Umas horas no sítio e Earl lembra-se porque tinha jurado a si mesmo nunca mais lá voltar a pôr os pés. 

Para começar, uma escaramuça com alguns locais escala rapidamente; não ajuda Earl ter pavio curto. À medida que as situações ficam cada vez mais violentas, vamos conhecendo outras personagens, nomeadamente o manda-chuva de Craw, Euless Boss, o treinador dos Runnin’ Rebs e inimigo do falecido xerife Bertrand Tubb (o pai de Earl).

Diz-se que o treinador Boss já não tem espaço para mais taças e prémios no seu armário, e que já começa a faltar espaço debaixo das bancadas do estádio para enterrar corpos. É inevitável. O confronto entre Euless Boss e Earl Tubb é uma questão de tempo.
 
Fonte: Image Comics
 
A palavra-chave para este 1.º volume é conflito. Conflito físico e psicológico, conflito interno e externo. Earl e o pai discutiam e estiveram sem se falar muitos anos, e a cidade de Craw não é tão pacata como parece. Há muita coisa a ferver debaixo das fachadas, e percebemos pelas páginas cheias de acção e cores quentes que não é preciso muito para uma explosão de violência.
 
Os autores, ambos originários do Sul americano e com créditos firmados nos universos Marvel e DC, terão misturado ficção e memórias pessoais ao escrever a série, sem esconder o amor pelas suas origens nem embelezando as características associadas com a população sulista americana.
 
Southern Bastards vol.1: aqui jaz um homem é o primeiro livro de uma série premiada, iniciada em 2014, que continua a ser publicada (o quinto volume deverá sair entre o final de 2021 e o início de 2022).
 
Entrentanto, estou ansiosa por ler os restantes volumes já publicados destes sacanas do sul.

*****
(muito bom)

Sem comentários: