segunda-feira, agosto 15, 2022

Rugas

 

Autor: Paco Roca
Género: Banda desenhada
Idioma: Inglês
Páginas: 104
Editora: Levoir
Ano: 2022

---

Rugas tem tudo para ser uma história tocante, os seus temas principais sendo a velhice, o abandono e a senilidade.

A ideia para a novela gráfica terá surgido quando Paco Roca, então um jovem ilustrador, desenhou um casal de idosos para uma campanha publicitária, e a agência retornou que os considerava antiestéticos e queria essa parte removida.

Paco Roca terá então decidido que a sua primeira novela gráfica teria pessoas de idade como figuras principais. Foi um dos primeiros ilustradores a fazê-lo, assim como a incluir a demência senil como tema principal numa novela gráfica.

Rugas foi publicada em 2007 em Espanha, seguindo-se a edição francesa. Ganhou o Prémio Nacional do Comic e o Gran Guinigi Festival Lucca em 2008, e ainda o Excellence Award Japan Media Art Festival em 2012. Outras traduções se seguiram.

Em 2011, foi adaptado ao cinema animado, arrecadando dois prémios Goya - melhor filme de animação e melhor argumento adaptado.

Fonte: google images

Vamos à história, que começa com Emílio, um ex-bancário de 72 anos, a dar entrada num lar após alguns episódios ligados à doença de Alzheimer. Conhecemos o seu colega de quarto na residência, Miguel, espevitado e de uma honestidade duvidosa.

É com Miguel que Emílio faz a primeira volta pelo edifício, conhecendo os outros residentes e começando a participar das actividades diárias. Há um andar à parte no lar, para onde os casos extremos de demência são transferidos – uma hipótese que assusta Emílio.

Fonte: google images

A forma como a(s) memória(s) é retratada em Rugas é excelente. Há momentos comoventes e há humor negro. Há acontecimentos recentes que se "perdem", pormenores engraçados e peculiares dos utentes do lar e ainda mais humor. Vemos várias vinhetas quase idênticas, com salas cheias de idosos adormecidos, onde só varia a hora no relógio, reflectindo a monotonia que se vive no espaço.

Há vinhetas onde um jogo de bingo e uma sessão de “desporto” se transformam num quadro pitoresco, devido à surdez e demência dos idosos presentes.

Há uma tentativa de fuga num carro desportivo. Há medicamentos a horas certas. Há amizade e companheirismo. Há morte.
 
Fonte: google images

Mais do que ser "apenas" um bom livro com uma história muito bem explorada, Rugas serve para sensibilizar para alguns dos efeitos da velhice e para combater os estereótipos relacionados com ela, alertando para o abandono e solidão dos mais velhos.

Fechamos o livro com o coração cheio de empatia e carinho pelos nossos mais velhos. E como o meu avô paterno também sofreu da doença de Alzheimer antes de falecer, fiz e acabei a leitura em lágrimas.

*****
(muito bom)