terça-feira, dezembro 20, 2022

Novos mistérios de Miss Marple

   

Autor: Vários
Género: Antologia

Idioma: Português

Páginas: 336

Editora: Asa

Ano: 2022
Título original:
Marple: Twelve new mysteries

---

Vários anos da minha infância foram passados a ler Agatha Christie, na altura editada pela Livros do Brasil - na saudosa colecção Vampiro Gigante.


Passadas tantas décadas, a Rainha do Crime continua a ser uma das minhas autoras favoritas. E a sua marca na literatura não se esbateu com as décadas! Os seus livros têm reedições frequentes e adaptações a televisão, ao teatro, aos videojogos. As suas obras são intemporais e são um prazer de (re)encontrar.

Uma das suas melhores - e mais acarinhadas - criações é Miss Jane Marple, detective amadora de mente astuta e perspicaz, «capaz de superar a nata da Scotland Yard».

Em Novos mistérios de Miss Marple, quase cem anos após ganhar vida, a velhinha moradora na pacata vila de St. Mary Mead volta pela pena de doze autoras contemporâneas de renome, todas bestsellers.

(Tinha lido apenas quatro delas antes desta antologia, mas fiquei curiosa em descobrir o trabalho das restantes escritoras.)

Alguns contos são mais tradicionais (em dois deles o estilo e tom são idênticos ao de Agatha Christie quando escrevia as histórias com Jane Marple - que tributo!) e outros mais modernos, mas todos contêm referências aos títulos antigos. E Miss Marple é a estrela em todos!

Novos mistérios de Miss Marple foi uma leitura emocionante, e reecontrar uma das detectives mais admiradas da minha adolescência, cujos mistérios passei horas a ler, foi muito bom!

Abaixo, está o índice do livro, onde destaquei os meus contos favoritos:

1 - O mal em pequenos lugares, de Lucy Foley
2 - O segundo crime no vicariato, de Val McDermid
3 - Miss Marple em Manhattan, de Alyssa Cole
4 - O desfiar da trama, de Natalie Haynes
5 - O Natal de Miss Marple, de Ruth Ware
6 - Mente aberta, de Naomi Alderman
7 - A Imperatriz de jade, de Jean Kwok
8 - Boda fatal, de Dreda Say Mitchell
9 - Homicídio na Villa Rosa, de Elly Griffiths
10 - Do tipo homicida, de Karen M. McMannus
11 - O mistério do solo ácido, de Kate Mosse
12 - O desaparecimento, de Leigh Bardugo

*****
(muito bom)