quinta-feira, dezembro 08, 2022

O burlão nas Índias

     

Autor: Alain Ayroles, Juanjo Garrido
Género: Banda desenhada
Idioma: Português
Páginas: 160
Editora: Ala dos livros
Ano: 2021
Título original: Les Indes fourbes

---

Este ano tem sido de ouro em leituras de BD.

Depois de Pele de Homem, O jogador de xadrez e Rugas, leio O burlão nas Índias.

Abram alas para Pablos de Segóvia, o nosso protagonista, que, segundo o prefácio, já se destacava nos romances picarescos satíricos de Francisco de Quevedo, no século XVII.

Fonte: imagem do livro

O livro é o relato de Don Pablos sobre as suas aventuras burlescas durante a Era de Ouro espanhola na América Latina, ainda chamada, à época, de "Índias Ocidentais".

Don Pablos viaja pelo novo continente, atravessando a Cordilheira dos Andes e explorando a selva amazónica, em busca do mítico Eldorado. À vez miserável e rico, adorado e odiado, livre e encarcerado, Pablos conhece a sarjeta e a opulência.


Fonte: imagem do livro

Dividido em três partes, O burlão nas Índias faz múltiplos flashbacks, com episódios da infância e da juventude do nosso “herói”, onde abundam alusões ao texto de Quevedo: a profissão do pai como barbeiro e a do tio como carrasco, as atividades de bruxa da mãe, a execução do irmão.

A época (implacável) parece justificar um protagonista astuto, que usa expedientes e charme na medida do necessário, tentando melhorar a sua condição de pobre. Angariando aliados, traindo e sendo traído, Don Pablos arrisca tudo pela descoberta da cidade dourada. E os obstáculos são muitos!


Fonte: imagem do livro

A narrativa de Ayroles é brilhante, abordando temas como a luta de classes, o comércio e exploração de escravos. O arco final da história é fenomenal, e o leitor percebe toda a construção até aí, quando tudo encaixa.

Os desenhos de Guarnido são, também eles, espectaculares e expressivos, passando por cortes sumptuosas, becos, navios, selvas e cordilheiras.


Fonte: imagem do livro

Alain Ayroles e Juanjo Guarnido trazem-nos um romance picaresco excelente, de final magistral. Obrigatório.

******
(fenomenal)