domingo, setembro 18, 2022

O jogador de xadrez

   

Autor: David Sala
Género: Banda desenhada
Idioma: Português
Páginas: 136
Editora: Levoir
Ano: 2018
Título original: Le jouer d'échecs

---


O jogador de xadrez
é uma adaptação a banda desenhada do livro Novela de xadrez, de Stefan Zweig, que li há uns anos - apontamento aqui.

A adaptação do autor francês David Sala é extremamente fiel ao espírito e ambiente do texto original.

A leitura desta novela gráfica teve, pessoalmente, uma camada extra de emoção porque Stefan Zweig escreveu Novela de xadrez  pouco antes de se suicidar, em 1942, aquando do seu exílio no Brasil.

Zweig estaria desesperado pelo avanço nazi na Europa. Vários dos seus livros foram queimados pelo regime nazi. Infelizmente, o escritor não viveu para testemunhar a queda de Hitler.

Fonte: foto do livro

Em O jogador de xadrez, a acção passa-se no ano de 1941, a bordo de um paquete com destino à Argentina.

A bordo, o campeão do mundo de xadrez defronta um aristocrata vienense, cujo extraordinário domínio do jogo, vamos descobrir em flashback, foi aprendido em circunstâncias brutais às mãos de nazis
.

Fonte: foto do livro

Adorei a estética e a paleta de cores utilizada, fiel à década em que se passa a acção da história. Os grandes planos das expressões das personagens privilegiam as emoções e são um dos pontos fortes do livro.

Confesso que estranhei, ao início, as ilustrações, coloridas a aguarela, uma técnica diferente - mas não menos bela - da que estou habituada.

Não conhecia o traço (bastante original) de David Sala e fiquei rendida. Quanto mais olho para os desenhos, mais gosto do estilo, super adequado à história
.

Fonte: foto do livro

O jogador de xadrez é uma bela homenagem ao livro de Stefan Zweig, um dos escritores mais influentes das primeiras décadas do século XX, que influenciou vários artistas contemporâneos, entre os quais o realizador Wes Anderson n'O Grande Hotel Budapeste.

A ler e a reler.

*****
(muito bom)