3 de fevereiro de 2012

O círculo da morte

Autor: Andrew Pyper
Género:
Thriller

Idioma:
Português
Editora:
Editorial Presença

Páginas: 272
Preço: €16
ISBN:  978-9-722-34154-7

Avaliação:
*** (mediano)

Patrick Rush é um jornalista viúvo desanimado com o seu emprego. O seu sonho é escrever e ser um autor publicado, ser reconhecido como os seus escritores favoritos. Preso numa rotina de casa-trabalho-casa, onde cuida do seu filho de 8 anos, lê em todas as horas livres, alimentando o sonho literário.

Até ao dia em que lê um anúncio sobre um workshop de escrita criativa e se inscreve, passando a integrar o Círculo de Kensington. Nele, Patrick segue atentamente o trabalho de Ângela, uma jovem que conta uma história sombria sobre uma rapariga atormentada por uma figura misteriosa que a persegue. Paralelamente, o bairro onde Patrick vive começa a ser testemunha de acontecimentos com estranhas ligações à história de Ângela.

O Círculo da morte
é um bom thriller, que tem momentos bastante bons e está bem pensado (as circunstâncias em que Patrick lança o seu livro, por exemplo), mas para mim não resultou tão bem como esperava, ao que o final morno não ajudou. Também não simpatizei particularmente com o protagonista e algumas situações não foram esclarecidas, o que num thriller é fulcral, porque são as reviravoltas e sub-enredos que contribuem para a riqueza narrativa.


Longe de questionar o talento do autor, que tem frases e passagens neste livro bastante boas, achei que a história ficou aquém do que esperei; os capítulos finais foram decepcionantes depois de toda a expectativa criada.

O Círculo da morte ganhou o título de Crime Novel of the Year pelo New York Times. É uma boa leitura mas comparado com outros autores do género, simplesmente não chega ao mesmo patamar.

2 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Ou seja, a ler apenas no WC...

Barroca disse...

Não diria tanto, rafeiro cheiroso, mas que há thrillers melhores, isso não nego.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...