domingo, abril 13, 2014

Anúncio de um crime

Autor: Agatha Christie
Género:
Policial
Idioma: Português
Editora:
Edições Asa

Colecção: Obras de Agatha Christie
ISBN: 978-972-4129242
Título original: A murder is announced
---

Na gazeta da pacata localidade rural de Chipping Cleghorn, é publicado um curioso anúncio, entre as diversas vendas de cães, bijuteria e roupa usada.
 
Anuncia-se um assassinato, a ter lugar em Little Paddocks, sexta-feira 29 de Outubro, pelas 18.30. Amigos, aceitem este convite, será o único.
 
Algumas pessoas não resistem à curiosidade e aparecem em Little Paddocks à hora marcada, tornando-se simultaneamente testemunhas e suspeitas da tentativa de homício de Leticia Blacklock e da morte de um desconhecido abatido a tiro.
 
Gosto dos mistérios onde Miss Marple entra, pois é uma personagem castiça e aparentemente inofensiva, que no final, deixa toda a gente de queixo caído com a sua argúcia.  
 
Anúncio de um crime tem uma boa história, cheia de reviravoltas e revelações, mas peca por empastelar e repetir alguns factos, o que acaba por se tornar aborrecido; afinal, quantas vezes temos de ler quem estava de pé, sentado ou encostado à lareira e quem viu o quê, ao ponto de o sabermos de cor ainda o livro não chegou a meio?
 
Apesar disso, é um bom policial, com um final surpreendente e um criminoso extremamente inteligente, apenas descoberto graças à infalível velhota de St Mary Mead.

Como sempre, (re)ler Christie é um prazer.

****
(bom)

2 comentários:

Fiacha disse...

Ois,

Mesmo não sendo um livro perfeito acaba por ser uma livro acima da média e muito por culpa de quem o escreve :)

Assassino inteligente, meio caminho andado para nos deixar sempre a conspirar quem será ele :D

Bjs

barroca disse...

Ele ou ela, que a Agatha tem uma galeria de criminosos que não olha a sexo. ;D

bjo.