sábado, fevereiro 08, 2020

Can't Hurt Me


Autor: David Goggins
Género: Biografia, Motivacional
Idioma: Inglês
Duração: 13h e 37min
Editora: Lioncrest Publishing (Audible)
Ano: 2018

---
Nunca tinha ouvido nem lido o nome David Goggins. Mas numa ocasião em que procurava informação relativamente a uma lesão de corrida, site após site, o nome não parava de aparecer. Um post em particular mencionava este livro e como era inspirador.

A história de David Goggins é a história de um menino que nasce e cresce numa vizinhança pobre, tem um pai violento, vive situações racistas e tem dificuldades de aprendizagem e medo da água. Anos mais tarde, vê-se obeso, sem perspectivas de futuro e a contar tostões. O medo da água não desapareceu.

David Goggins decide mudar radicalmente os seus hábitos, e começa por ser mais activo e por comer de forma mais saudável. Rapidamente desenvolve uma mentalidade que não é para toda a gente, e à medida que vai mais além, as suas escolhas levam-no a alistar-se nas forças armadas, depois nos Navy Seals, o que envolve uma força mental excepcional e saber nadar.

Capítulo a capítulo, e neste audiolivro, o narrador é o próprio David Goggins, ouvimos o que o autor disse, e diz, a si mesmo para ultrapassar os obstáculos, ouvimos as entoações e adivinhamos os intentos masoquistas de um homem cuja felicidade passa por colocar-se em situações extremas, fisicamente desafiantes, e lutar por ultrapassá-las, obrigando o corpo a suportar o que a mente já aceitou.

Há algumas histórias realmente incríveis - ligadas ao ultra racing, às tentativas de bater recordes mundiais de resistência -, em que se percebe que a superação vem do interior de uma forma sobre-humana, e nessa altura o leitor poderá aprender e perceber como ele próprio poderá superar algo. Nessa altura de execução surge a máxima de Can't hurt me, de como ir mais além é realmente possível e uma vez atingida essa fasquia, há sempre uma próxima etapa.

Pessoalmente, é uma filosofia que me toca, com que me identifico. Não faltam vídeos de motivação disponíveis a custo zero, nem oradores com diferentes abordagens, e há que encontrar aquele que ressoa connosco. Eu acho David Goggis realmente inspirador, se bem que extremo por vezes. Mas admiro-o, muito, o seu percurso, a forma como se reinventou, e a mensagem deste livro é absolutamente fantástica e só há coisas positivas a tirar daqui.
*****
(muito bom)

Sem comentários: