Fonte: variety.com |
Anne Rice, baptizada Howard Allen Frances O'Brien, nasceu em Nova Orleães em 1941.
Ao longo da sua carreira, publicou mais de 30 livros, muitos deles dentro da temática gótica e sobrenatural, e vendeu mais de 150 milhões de exemplares. Assinou ainda com os pseudónimos A.N. Roquelaure e Anne Rampling.
É uma das autoras de terror mais prolíficas, uma das poucas mulheres dentro do género que se conseguiu afirmar e alcançar a fama.
O seu primeiro livro, Entrevista com o vampiro, saiu em 1976 e tornou-se um sucesso de vendas imediato - seria adaptado ao cinema em 1994, um sucesso de bilheteira com Tom Cruise, Brad Pitt e Antonio Banderas, e nomeado para dois Óscares. Anne Rice terá escrito o livro numa semana, após a morte da filha.
Li vários dos seus livros durante a adolescência, e é uma das minha autoras favoritas desses verdes anos. Lembro com especial carinho a série das bruxas Mayfair.
Em 2005, a autora anunciou que deixaria de escrever obras sobre vampiros, bruxas e outros seres fantásticos, dedicando-se a outros géneros literários. Creio que não li nenhum dos seus títulos publicados após o ano 2000.
Anne Rice faleceu no pássado sábado, dia 11, vítima de complicações pós-AVC.
Para a posteridade, ficam sobretudo as suas personagens vampíricas, figuras sedutoras e eruditas, por vezes cansadas de uma imortalidade monótona, que arrebataram milhões de leitores pelo mundo fora.
Fontes: Wikipedia e AnneRice.com.
Fontes: Wikipedia e AnneRice.com.
Sem comentários:
Enviar um comentário