quarta-feira, julho 06, 2022

The breach

 

Autor: Nick Cutter
Narrador: Marc Vietor
Género: Terror
Idioma: Inglês
Duração: 6h e 45m
Editora: Audible Originals (Audible)
Ano: 2020

---

O escritor Nick Cutter aparece frequentemente recomendado nas publicações que sigo.
 
Descrito como uma das novas vozes do terror, e com várias nomeações para prémios, Nick Cutter é um dos pseudónimos do escritor canadiano Craig Davidson, que escreve maioritariamente thrillers e terror sob o seu nome verdadeiro, e ainda sob um outro pseudónimo - Patrick Lestewka. 
 
The breach foi lançado exclusivamente em formato audiolivro pela Amazon, e, à data deste apontamento, assim continua, não estando prevista uma edição em papel ou e-book.
 
Passemos à história: John Hawkins é chefe da guarda florestal de uma reserva natural. Um dia, é chamado a investigar um corpo sem rosto, coberto de feridas peculiares. Hawkins e o médico legista suspeitam que o corpo desfigurado possa ser o de um físico que desapareceu recentemente. 
 
Apoiado por um pequeno grupo, Hawkins dirige-se à casa onde o físico foi visto pela última vez, encontrando-a infestada de insectos e com uma estranha máquina feita de peças de brinquedos no sótão. Quando uma das pessoas do grupo é mordida e outra desaparece, Hawkins começa a suspeitar que a máquina poderá ser a chave do mistério. Não passa muito tempo até tudo começar a descarrilar, com muitos insectos e descrições gráficas à mistura.

Gosto muito da mistura de elementos de terror com os de ficção científica, por isso The breach abriu com vantagem. Há suspense e muitos arrepios, alimentados por tentativas desesperadas de sobrevivência.

As descrições são muito boas, com metáforas originais. Nota-se uma clara mestria do escritor em trabalhar a atmosfera e todo o aspecto de "body horror", tornando a audição do livro uma experiência visual e inquietante, ao que ajuda o narrador ser bastante bom, com um timing cómico que perturba.

O ponto menos conseguido passa pelas personagens, quase todas (menos uma das secundárias) pouco interessantes, o que arrastou o chegar ao fim. Isso e a explicação científíca por detrás da ideia principal, que merecia mais elaboração. 

Fiquei entusiasmada em descobrir uma voz muito interessante em Nick Cutter. Vai ser uma questão de tempo até ler outro título dele - desconfio que será o The troop.

****
(bom)