domingo, outubro 10, 2010

Intensidade

Autor: Dean Koontz
Género: Thriller
Idioma: Português
Editora: Editorial Notícias
Páginas: 354
Preço: € 10 (alfarrabista)
ISBN: 978-9-72-460861-7

Avaliação: **** (bom) 

Dean Koontz é considerado um dos seguidores da escola de Stephen King, um dos escritores de terror/thriller psicológico mais promissores. E é-o, na minha opinião.  Autor de uma obra numerosa, Intensidade é um dos seus poucos títulos traduzidos em Portugal.

A nossa protagonista é a finalista de Psicologia Chyna Sheppard, que, ao passar um fim-de-semana prolongado com uma amiga na sua casa de campo, assiste ao massacre da família desta por um perigoso e inteligente psicopata. Num acesso de coragem (ou insanidade), decide segui-lo para poder auxiliar na sua detenção, no que se revela uma viagem infernal, à medida que vai conhecendo as motivações e a maldade de Edgler Vess.

Até à primeira metade do livro, o suspense abunda - e aqui aviso que o livro pode causar insónias aos mais impressionáveis, com a descrição dos actos cruéis e impunes praticados por Vess. A tensão é mantida ao longo de toda a narrativa e tem momentos de crescendo à medida que nos aproximamos do confronto final de Chyna com o assustador e extremamente lúcido Vess («um homem tão bonito e sem qualquer clarão de loucura nos olhos, como é possível um ser humano conseguir esconder tão bem a podridão que o corrói por dentro?»), exorcizando ao mesmo tempo os seus próprios fantasmas do passado, que envolvem abuso e maus tratos.

O livro é intenso, com um ritmo constante do início ao fim. Deixa o leitor
em ponto de rebuçado, completamente vidrado durante horas a fio. Obrigatório para quem gosta do género.

Sem comentários: