domingo, janeiro 23, 2022

O adeus a Thich Nhat Hanh aos 95 anos

Fonte: Google Search Engine

Thich Nhat Hanh, ou Nguyen Xuân Bao, nasceu em Hue, Vietnam, em 1926.

Foi um monge budista, activista pela paz e pelos direitos humanos, poeta e escritor.

R
espeitado em todo o mundo pelos seus ensinamentos e exemplo de vida, publicou mais de 100 livros (20 deles editados em Portugal), difundindo uma mensagem de paz interior e mindfulness
 
Nos seus escritos de poesia, ficção e filosofia, aplicou a abordagem budista à vida em sociedade, nomeadamente na educação e na relação humana com a tecnologia e a natureza.
 
Aos 16 anos, escolheu ir viver com os monges budistas. Por ocasião da guerra do Vietnam, os mosteiros defrontaram-se com a questão de aderir ou não, exclusivamente, à vida contemplativa e continuar a meditar nos mosteiros, ou ajudar a população que sofria com os efeitos da guerra. Nhat Hanh foi um dos que optaram por fazer as duas coisas. Desde então, dedicou a sua vida ao trabalho de transformação interior para «o benefício dos indivíduos e da sociedade».
 
Foi proposto para o Prémio Nobel da Paz por Martin Luther King, que o apelidou de «apóstolo da paz e da não violência». Depois de visitar os EUA e a Europa, em 1966, em missão de paz, o monge foi proibido de regressar ao Vietnam, onde só voltaria em 2005, quase 40 anos depois. 
 
Exilado, Thich Nhat Hanh viveu várias décadas em França, num mosteiro budista - Plum Village -, fundado por si em 1982, e que é também um centro de meditação aberto a todas as pessoas.
 
Um dos principais ensinamentos de Thich Nhat Hanh é que, através da plena consciência, podemos aprender a viver no momento presente, em vez de nos apegarmos ao passado ou ao futuro; essa será, assim, a única maneira de desenvolver a paz, em si mesmo e no mundo.
 
Thich Nhat Hanh faleceu ontem, dia 22 de Janeiro, na cidade vietnamita que o viu nascer.

 Fontes:
wikipedia e plumvillage.org.
 
Fonte: plumvillage.org

Sem comentários: