Autor: Giuliano da Empoli
Género: Romance, Contemporâneo
Idioma: Inglês
Páginas: 242
Editora: Pushkin Press
Ano: 2023 (Kindle)
Tradução: Willard Wood
---
Giuliano da Empoli é um politólogo, professor e escritor com cidadania italiana e suíça. Foi conselheiro político do primeiro-ministro italiano Matteo Renzi.
The Wizard of the Kremlin é o seu primeiro romance, galardoado em 2022 com os prestigiados Grande prémio de romance da Academia francesa e Prémio Balzac.
O livro leva-nos ao núcleo do poder político contemporâneo russo, através da figura fictícia de Vadim Baranov, a eminência parda de Vladimir Putin, o “Czar”.
Embora o livro seja ficção, a personagem de Baranov terá sido inspirada no estratega Vladislav Surkov, assessor e arquitecto político de Putin.
A caracterização de Baranov como um ex-produtor de reality shows que ascende a conselheiro político ilustra como a comunicação, a propaganda e o espectáculo se misturam ao exercício do poder.
The Wizard of the Kremlin segue o colapso da União Soviética até à invasão da Ucrânia, passando pela guerra na Chechénia e os Jogos Olímpicos de 2014, combinando habilmente análise política com elementos de thriller.
Gostei especialmente dos capítulos finais, focados na moralidade e ambiguidade de Baranov.
O livro foi recentemente adaptado ao cinema por Olivier Assayas; o elenco conta com Paul Dano (como Baranov) e Jude Law (como Putin).
Eu li a tradução em inglês do original; o volume está traduzido em Portugal, pela Gradiva, com o título O Mago do Kremlin.
«If your friend dies, don’t bury him. Stand by and wait. The vultures will gather soon, and you’ll have many new friends.»
*****
(muito bom)
