Autor: Pedro Lucas Martins
Género: Contos, Terror
Idioma: Português
Páginas: 244
Editora: Barca
Ano: 2024
---
A volta no caixão é o segundo livro que leio do autor Pedro Lucas Martins, nascido em Lisboa em 1983, e formado em Linguística e Tradução.
O volume lido antes, de que gostei bastante, foi A promessa do faroleiro – ler o meu apontamento sobre o livro aqui.
Na presente colectânea, a presença da morte estende-se no tempo, ilustrada em trinta e um contos.
Pedro Lucas Martins recorre, na sua maioria, a histórias curtas e incisivas para revelar diferentes faces da morte e o que poderá esperar-nos após o fim, «quando se toca a terra fria».
As histórias, diversas entre si e muito bem escritas, deixam uma marca persistente, ultrapassando o razoável e infiltrando-se na nossa imaginação.
Os meus contos favoritos são Enquanto a neve dormia, A morte ao adormecer, Uma ida e volta à quinta, Uma casa feliz, Ingrediente Secreto, e Sacrifício.
Uma nota ainda para a edição de capa dura, aquela que li, muito bonita, especialmente o papel escolhido e o design interior.
«Similarmente, nunca houve um contacto físico — embora, em raras e assustadoras ocasiões, pudesse jurar que sentia dedos cadaverosos a tactearem-lhe a parte de trás do pescoço, ou a deslizarem silenciosamente pelos lençóis. (...) a lógica pouco importava quando a sensação vinha. Até porque a lógica fora descartada no dia em que os mortos decidiram tê-lo como confidente.»
****
(bom)
