quinta-feira, setembro 02, 2010

O intruso


Autor: H.P. Lovecraft
Género: Terror
Idioma: Português
Páginas: 160
Editora: Fio da Navalha
ISBN: 972-8839-01-41

---

Howard Phillips Lovecraft terá escrito: «A mais antiga e forte emoção da humanidade é o medo. E o mais antigo e forte medo é o medo do desconhecido.» Sabia do que falava e melhor o fez.

Escritor altamente influente, foi o pioneiro do horror sobrenatural na literatura, inspirando autores como Stephen King, Alan Moore, Mike Mignola e Richard Matheson.

As suas histórias, fruto de um homem de saúde débil e vítima de constantes pesadelos, são ricas em simbolismo e seres malignos.

Neste livro, temos uma excelente selecção de algumas obras de Lovecraft:

- O modelo de Pickman
- Os ratos nas paredes
- Factos respeitantes ao defunto Arthur Jermyn e sua família
- A sombra sobre Innsmouth
- O intruso
- Dagon
- A cor que caiu do céu

que são exemplificativos do imenso talento de Lovecraft em criar uma atmosfera assustadora e assombrosa, onde as histórias, não raras vezes, são contadas na 1.ª pessoa, e falam de mitos, monstros e seres poderosos que habitam nos cantos mais recônditos do mundo.

Li O Intruso nestas férias de Verão, resguardada do calor abrasador, mas mesmo assim fui envolvida pelo bestiário lovecraftiano, habitado por criaturas que querem dominar, devorar, destruir o universo. Recomendo a leitura deste livro e de toda a obra do autor, que continua a inspirar artistas de todo o mundo, na música, na literatura, nos videojogos, no cinema e nas artes plásticas.

H.P. Lovecraft morreu aos 47 anos mas garantiu a imortalidade através dos seus escritos e reclamou, a título póstumo e merecidamente, o epíteto de 'Mestre do Horror'.
 

*****
(muito bom)

2 comentários:

João Boto disse...

Boa tarde.
Quer vender 'O Intruso'?

barroca disse...

Olá, boa tarde. Este livro faz parte da minha colecção particular e não o pretendo vender.

Se ainda não o fez, sugiro que veja se estará disponível para venda no site OLX ou em alfarrabistas, onde costumo encontrar livros usados que deixaram de ser editados.