quinta-feira, julho 21, 2011

A choir of ill children



Autor: Tom Piccirilli
Género:
Gótico

Idioma: Inglês
Editora: Bantam
Páginas: 240
Preço: € 9
ISBN:  978-0-55-358719-7

Avaliação:
**** (bom)

A choir of ill children relata uma história bizarra, passada em Kingdom Come, uma cidade decadente rodeada por pântanos e lodaçais.

O nosso narrador é Thomas, dono da única unidade industrial da cidade, que vive numa mansão decrépita com os três irmãos, trigémeos siameses unidos pela cabeça, que partilham o mesmo cérebro e usam a mesma boca para exprimir as suas diferentes personalidades.


Odiado e temido pelos habitantes de Kingdom Come, Thomas cuida dos irmãos e do negócio da família o melhor possível. Até ao dia em que começa a ser assombrado por visões do passado, que o levam a questionar sobre aquilo que o rodeia e a encontrar um sentido para a morte da mãe e o desaparecimento do pai.

O ponto mais forte do livro é que é altamente atmosférico e contém alguns pormenores originais deliciosos. O cenário de uma cidade pequena com habitantes peculiares, cheios de superstições, é contrabalançado pelo tom lúcido de Thomas, um tipo aparentemente normal com alguns esqueletos no armário.

Nunca li um livro igual a este e recomendo-o vivamente, pela originalidade e pela mistura habilmente doseada de terror e mistério. As primeiras dezenas de páginas são muito boas, cheias de sumo e interesse. Porém, a segunda metade do livro arrasta-se e algumas situações são fantasiosas ao ponto de se quebrar o interesse e termos de nos obrigar a acabar o livro.

Grotesco e original, desilude um pouco pela quebra abrupta de ritmo e pelo final algo atabalhoado, mas vale a pena.

4 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Deve ser daqueles livros que é escrito a várias mãos (na volta siameses) em que umas têm jeito para a coisa e as outras nem por isso!

barroca disse...

Deve ser, e nem 3 cabeças salvaram o final do livro; deve ter sido uma enxaqueca. :P

Unknown disse...

Despertou curiosidade ;)
Mais um para a lista :P

barroca disse...

É um livro original, Liliana, e com pouco mais de 200 páginas, lê-se rápido. :)