quinta-feira, março 07, 2024

500 anos do nascimento de Luís de Camões (n. 1524)


Considerado uma das figuras maiores da literatura portuguesa, Camões é conhecido principalmente como o autor d’Os Lusíadas.

Embora não seja consensual, por falta de fontes documentais que o comprovem, Luís Vaz de Camões terá nascido a 23 janeiro de 1524.

Estima-se que o seu nascimento tenha ocorrido no ano de 1524, com a sua morte a assinalar-se a 10 de junho de 1580, data em que se celebra o Dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas.


Há muitas incertezas sobre os contornos da sua vida, mas terá tido Lisboa como morada principal, e ainda Coimbra, onde aprendeu o latim e refinou a sua educação.

Foi membro da Corte, como poeta lírico, mas algumas escolhas resultaram num auto-exílio em África.

Foi lá, como militar do exército português, que Camões perdeu o seu olho direito.

Quando viajou para o Oriente, redigiu Os Lusíadas, que quase se perdia em alto mar. A obra épica foi dedicada a D. Sebastião, o que lhe asseguraria uma pensão atribuída pela Coroa.

Vários historiadores relatam que a sua obra nunca foi realmente apreciada por aqueles para quem compunha: os Portugueses.

A sua poesia e peças de teatro (escreveu três obras de teatro cómico) inspiraram uma série de correntes literárias e de autores românticos, principalmente no estrangeiro.

O verdadeiro reconhecimento chegaria após a sua morte, teria então o poeta 55 ou 56 anos.

Os seus restos mortais encontram-se sepultados no Mosteiro dos Jerónimos.

O programa de comemoração dos 500 anos do nascimento de Camões, em execução e por divulgar, deverá iniciar-se a 10 de junho deste ano [2024], segundo a Lusa.




Fonte: Museu Soares dos Reis; Wikipédia; Expresso.

Sem comentários: