domingo, setembro 25, 2011

Puppies for dummies



Autor: Sarah Hodgson
Género:
Utilidades

Idioma: Inglês
Editora: John Wiley & Sons
Páginas: 392
Preço: € 10
ISBN:  978-0470037171

Avaliação:
**** (bom)

Puppies for Dummies é mais um título útil da série "X para tótós"; em Portugal pouco mais de uma dezena de títulos traduzidos estão disponíveis, mas em inglês são cerca de dois mil títulos, com temas tão diversos como informática, música, bem-estar, etc.

Dividido em capítulos como saúde, alimentação, treino e cuidados, Sarah Hodgson tenta consciencializar o leitor da responsabilidade de ter um cão, alertando para o trabalho, paciência e investimento necessários.


Os primeiros capítulos dirigem-se àqueles que, ainda não tendo escolhido um cão, devem ponderar variáveis como a personalidade, tamanho e características das raças, assim como o dilema de comprar ou acolher um animal de um canil. Os argumentos são sensatos e poderão desencorajar aqueles que não pensaram em todos os aspectos de arranjar um melhor amigo do homem (a autora fornece tabelas informativas sobre as raças disponíveis e qual poderá ser a melhor raça para cada um/núcleo familiar).


Os restantes três quartos do livro são práticos e prendem-se com a componente prática de ter um cão: como estabelecer regras, como ensinar-lhe os básicos, que alimentação é melhor. Há quadros e imagens explicativas q.b. e todo o livro é bastante fácil de manipular, sendo que a leitura não precisa de ser seguida (eu fui lendo o livro à medida que as situações aconteciam e eu precisava de ajuda sem nunca perder o fio à meada).

Apesar de haver diversas páginas na internet e centenas de vídeos explicativos sobre cães, achei uma mais-valia ter um volume à mão, escrito por uma profissional, quando precisasse de consultar um assunto específico relativo ao canito.

Sem comentários: