domingo, maio 11, 2014

A viragem decisiva


Autor: Andrea Camilleri
Género:
Policial
Idioma: Português

Páginas: 211
Editora:
Difel
ISBN:  972-29-0738-7
Título original: Il giro di boa
Tradução: António Maia da Rocha
---

Gosto de policiais e estou sempre pronta a conhecer um novo autor.

Desta vez, decidi ler as aventuras de Salvo Montalbano, comissário de polícia na fictícia Vigàta e personagem recorrente nos premiados romances policiais do italiano Andrea Camilleri.

Montalbano é um bófia cinquentão cheio de calo que vive para apanhar criminosos, comer e beber bem. Neste livro, está desiludido com as notícias de corrupção na polícia, algumas das quais verdadeiras e bem próximas. Farto da podridão em redor, pondera demitir-se, apesar dos colegas o tentarem dissuadir.

Uma manhã, Montalbano está a dar umas braçadas na praia quando um cadáver com indícios de tortura esbarra literalmente com ele; este acontecimento leva o comissário à investigação de um caso que envolve o tráfico de pessoas e que o toca profundamente.
 
O que torna este policial diferente é o protagonista, como todos os policiais de referência (Poirot, Sherlock, Maigret, Nero Wolfe).


Montalbano é castiço e tem um humor corrosivo. A linguagem do livro é bastante realista e bem disposta, com calão q.b. A galeria de personagens é muito boa e a interacção entre elas arranca vários sorrisos e algumas gargalhadas, uma fórmula infalível. Acção, mistério e humor em doses certeiras, Camilleri descobriu um filão, sem dúvida.

Estou curiosa em ler mais livros com Montalbano.

****
(bom)

4 comentários:

Artur Costa disse...

Adoro Camilleri, como adoro a Sicília, e recomendo-lhe a leitura de tudo o que foi por cá publicado - Montalbano e as outras novelas.
Posso sugerir-lhe que, na ficha técnica que faz para cada livro, inclua também o ano da edição? Assim já não me faz ir procurar à estante para ver se já tenho... 3-)

barroca disse...

Tenho familiares que me tentam "vender" o Camilleri há muito tempo, por isso agora que me estreei hei-de ler muito mais, de certeza. ;)

Quanto à sugestão, está anotada, Artur Costa.

Fiacha disse...

Ois,

Nunca li mas pelo qu percebo vale bem a pena, fica registado ;)

Bjs

barroca disse...

oi, fi! vale bem a pena, sim. ;)