segunda-feira, janeiro 31, 2022

The plot

 

Autor: Jean Hanff Korelitz
Género: Thriller
Idioma: Inglês
Páginas: 322
Editora: Faber Faber
 Ano: 2021

---

Em The plot, o protagonista, Jacob Finch Bonner (Jake), é um escritor que não consegue repetir o sucesso do seu primeiro livro. Desinspirado mas querendo continuar ligado à área, lecciona cursos de escrita criativa.

É num destes cursos que um dos alunos partilha com ele o enredo do seu romance, com uma «reviravolta tão única que só pode resultar num best-seller». Jake, mesmo relutante perante a arrogância do outro, também acredita que é um enredo tão bom que mesmo mal escrito, só pode ser bem-sucedido. 
 
(Do lado do leitor, estamos curiosos sobre o que poderá ser.)

Anos depois, Jake descobre que o aluno morreu e que nunca publicou nada com o tal enredo imbatível. E decide usá-lo. O livro é um sucesso imediato, que traz a Jake a consagração, inúmeros fãs e muito dinheiro.

Porém, o escritor vive num medo constante de ser descoberto. Um dia, começa a receber mensagens anónimas de alguém que ameaça desmascará-lo...

À medida que a história de The plot avança, o culpado torna-se óbvio muitos capítulos antes do final. Não é assim tão dramático se preferirmos absorver a história analisando o plágio de Jake e a sua tormenta por o ter feito. Lido dessa perspectiva, o livro melhora, embora isso não oculte outras falhas.

Aquando do início do livro, somos apresentados a Jake e aos seus novos alunos do curso de escrita criativa. As personagens estão a ser desenvolvidas e, de repente, a história “dá um salto” de uns poucos anos, sem menção das personagens iniciais, focando-se apenas em Jake.

A opção da história dentro da história (com capítulos do best-seller "plagiado" intercalados com a acção do livro), não acrescenta muito e quebra o ritmo dos capítulos mais tensos - embora seja compreensível o seu uso.

Descobrir o culpado também não é difícil, mesmo para quem não seja leitor assíduo de thrillers. Como não há um grande número de personagens, é ainda mais óbvio. A própria ideia do plágio, como está aqui apresentada, é discutível q.b.: Jake partiu de uma ideia e criou as personagens quase de raíz noutro cenário e circunstâncias – terá mantido a reviravolta, o que permitiu a alguém ligar a história do livro ao ex-aluno de Jake. Mas não é uma reviravolta tão extraordinária assim. Acho que é uma zona cinzenta o suficiente para suscitar dúvidas.

Fica a questão: terá Jake realmente plagiado? Talvez. E talvez seja esse o verdadeiro tema do livro, embora a sinopse penda claramente para o thriller. O livro não desafia, não coloca questões éticas suficientes que o tornariam imensamente mais estimulante - neste campo, o filme As palavras, apesar de curto em duração, é melhor conseguido.

No final, a sinopse apelativa foi prejudicada por um ritmo e final desinspirados, com The plot a ficar aquém do esperado.

***
(mediano/razoável)

Sem comentários: