domingo, janeiro 08, 2023

I'm glad my mom died

 

Autor: Jennette McCurdy
Narrador: Jennette McCurdy
Género: Autobiografia
Idioma: Inglês
Duração: 6h e 26m
Editora: Audible Originals (Audible)
Ano: 2022

---

Este livro chamou-me a atenção pelo título e pela capa.

I'm glad my mom died é uma autobiografia comovente, e com um tom humorístico cortante, sobre as dificuldades da ex-atriz Jennette McCurdy, numa história que inclui distúrbios alimentares, alcoolismo e a relação complicada com uma mãe autoritária que a forçou, desde muito jovem, a ser actriz e a sustentar a família, entre outros comportamentos que constituem abuso físico, mental e emocional de uma menor.

«Why do we romanticize the dead? Why can't we be honest about them? Especially moms, they're the most romanticized of anyone. Moms are saints, angels by merely existing. No one could possibly understand what it's like to be a mom. Men will never understand, women with no children will never understand. No one but moms know the hardship of motherhood and we non-moms must heap nothing but praise upon mom because we lowly, pitiful, non-moms are mere peasants compared to the goddesses we call mothers.»

McCurdy conheceu o estrelato quando participou em séries infanto-juvenis da Nickelodeon - iCarly e Sam & Cat. A forma como a mãe a manipulou e pressionou a manter-se no ramo, o ritmo de trabalho, as formas de contornar a lei quando se envolvem menores, mostram o quão implacável é o trabalho infantil na indústria do entretenimento.

Agora com 30 anos, a autora descreve vários episódios familiares e profissionais, numa “arena” onde vale tudo. Fá-lo depois de anos de terapia e após ter superado suficientemente o trauma para contar a sua história.

McCurdy fala ainda do dinheiro que a Nickelodeon lhe terá oferecido para não revelar alegados abusos às mãos de um produtor influente - um homem a que Jennettte se refere como "o Criador".

Infelizmente, esta não é uma história inédita em Hollywood, com vários actores-criança a terem comportamentos auto-destrutivos quando entram na idade adulta; estou a pensar em Macauly Culkin e em Lindsay Lohan.

Jennette consegue ser engraçada e irónica na narração da sua história, com episódios engraçados e outros extremamente tristes, dando a entoação e a emoção que considerou adequadas à sua narrativa (escolhi a versão audiolivro). Fico feliz pela autora ter finalmente encontrado a paz para viver a sua vida da forma que sempre quis.

I'm glad my mom died ganhou o prémio Goodreads Choice Awards 2022 na categoria biografia/autobiografia com mais de 200 mil votos, batendo largamente a concorrência, que incluía as biografias de Viola Davis, Alan Rickman e Matthew Perry.

Adenda 30/03/2023: O livro foi publicado em Portugal pela Lua de Papel com o título Ainda bem que a minha mãe morreu; saiu em Fevereiro de 2023, depois deste apontamento.

*****
(muito bom)

Sem comentários: