sexta-feira, agosto 27, 2021

Roots

  

Autor: Tara O'Connor
Género: Banda desenhada
Idioma: Inglês
Páginas: 152
Editora: Top Shelf Productions
 Ano: 2017

---

Este foi um dos livros disponibilizados recentemente pelo programa Prime Reading (que só descobri há umas semanas), uma funcionalidade disponível para aderentes do Amazon Prime.

Neste campo, não sou esquisita: em papel, em formato electrónico, em audiolivro, uso tudo o que está disponível, embora, consoante o género do livro, prefira uns formatos a outros. Para BD, gosto especialmente do formato electrónico, onde posso aumentar a imagem e ver os detalhes dos desenhos.

Roots é um livro biográfio; nele, a autora americana, e protagonista, Tara O'Connor, decide, após um divórcio doloroso (passe o pleonasmo) que a deixa à nora, investigar as suas raízes familiares viajando até à Irlanda. Uma vez lá, e resumindo, estabelece uma ligação com os lugares e as pessoas, sente-se integrada e apaixona-se. 
 
O enredo tem um tom cómico e romântico, e as ilustrações são expressivas - as minhas partes favoritas são quando a autora, indecisa sobre o que fazer, é assombrada pela sua voz interior, que aparece sob a forma de uma Tara mais nova e inexperiente (de 17, 19 ou 23 anos), que a tenta impedir de fazer algo diferente, relembrando inseguranças e erros passados. 
 
Roots é rico em temas mas, infelizmente, não atinge o potencial, embora aflore vários aspectos interessantes. É uma história de uma pessoa normal, como qualquer um de nós, desnorteada após um golpe forte, confrontada com situações quotidianas, que tenta recuperar emocionalmente. 
 
O ponto mais fraco é que nenhum dos aspectos  - a busca pelas raízes familiares, o novo relacionamento amoroso, a descoberta de uma nova cultura no outro lado do Atlântico -, são especialmente explorados ou aprofundados - talvez com umas dezenas de páginas extra -, embora o romance ganhe mais destaque com o avançar da acção.
 
Uma leitura agradável. Podem ver algumas vinhetas aqui.

***
(mediano/razoável)

Sem comentários: