domingo, outubro 24, 2021

The X-Files: cold cases


Autores: Joe Harris, Chris Carter
Género: Ficção Científica

Idioma: Inglês

Duração: 4h e 4m

Editora: Audible Originals

Ano: 2017
 

---

Os X-Files, Ficheiros Secretos em Portugal, foi um dos fenómenos televisivos dos anos 90.
 
Exibida em mais de 30 países, a série ganhou vários Emmy e gerou dois filmes. Lançou para o estrelato os protagonistas: David Duchovny como Fox Mulder, e Gillian Anderson como Dana Scully, a dupla de agentes do FBI que investigavam casos com contornos paranormais. Ele era o crente de serviço e ela a céptica para a qual tudo tinha uma explicação científica.
 
Eu via a série todas as semanas e comentava os episódios com um grupo de amigos - éramos todos fãs devotos. Ao início, os meus episódios favoritos eram aqueles que envolviam ocultismo e eventos sobrenaturais e menos aqueles à volta da temática extra-terrestre e teorias da conspiração, mas estes últimos foram ganhando contornos cada vez mais elaborados e acabaram por ser o tema mais forte da série.
 
A máxima/slogan da série era: "The truth is out there", e Mulder e Scully viajavam por toda a América para tentar solucionar casos, muitos deles no arquivo, ainda por resolver.    

Em X-Files: cold cases, a dupla de agentes está de volta. A história é inspirada nas novelas gráficas de Joe Harris (que não li) e dirigida pelo criador da série original, Chris Carter.

Há cinco episódios, alguns com a duração inferior a meia hora, e o maior com quase hora e meia. As interpretações estão boas, mas a história é fraquita. Uma duração maior teria ajudado a desenvolver a trama, mas como ficou (aguado), soube a pouco. 

X-Files: cold cases ficou aquém das minhas expectativas, mas não conseguiria passar ao lado deste título, apesar de preferir retomar a franquia neste formato ou em livro. De lado, ficou a ideia de rever a série. Há uns anos, fi-lo e desisti rapidamente; Ficheiros Secretos, sem surpresa, não envelheceu bem em termos de efeitos especiais e argumento - prefiro recordar a série sob a aura de encantamento adolescente.

O elenco deste audiolivro inclui David Duchovny, Gillian Anderson, Mitch Pileggi, Willliam B. Davis, Tom Braidwood, Dean Haglund e Bruce Harwood.

Creio que os fãs da série irão sempre ler/ver/ouvir o que for lançado relacionado com os X-Files; não é mesmo que dizer que tudo o que for lançado vai ser visto com lentes cor-de-rosa saudosistas. Infelizmente, X-Files: cold cases revelou-se decepcionante.

**
(fraco)

Sem comentários: