domingo, abril 10, 2022

People like them

  

Autor: Samira Sedira
Género: Contemporâneo
Idioma: Inglês
Páginas: 192
Editora: Raven books
 Ano: 2021

---

Samira Sedira nasceu na Algéria; ainda muito nova, mudou-se com a família para França.

Foi lá que cresceu, estudou e se tornou actriz. A sua biografia menciona um período em que se tornou empregada de limpeza para compensar a falta de trabalho na sua área, uma experiência que explorou em alguns dos seus livros.  

A trama de People like them, uma tradução literal do título original em francês - Des gens comme eux -, é baseada num crime real que ocorreu na região da Alta Sabóia em 2003, onde um homem assassinou uma família de cinco pessoas.  

Numa vila isolada nas montanhas, onde toda a gente se conhece, há sururu quando uma nova família chega. O casal recém-chegado desperta curiosidade pela riqueza ostentada e pelas maneiras cosmopolitas, num claro contraste com o modo de vida dos restantes habitantes. Forjam-se amizades e simpatias, mais ou menos sólidas.

Com o avançar da história, têm lugar situações movidas a inveja, vergonha e complexos de inferioridade, que aumentam a tensão e as relações entre vizinhos. A autora explora habilmente os temas do racismo, das fracturas sociais e da amizade, enquadrados e descritos de uma forma perspicaz. A tensão é muito bem trabalhada, numa gradação segura que nos mostra a versão de Samira Sedira de como uma pessoa vista como "normal" se poderá tornar numa assassina

Há luz e leveza nas cenas que ilustram situações de celebração e comunhão, e há sombra e inquietude nas cenas onde há desapego e um desprezo crescente entre as personagens principais; tudo doseado com mestria pela autora.

«Criminals – even murderers – serve as mirror images; they reflect our own fallibility. Viewing them as monstrous aberrations prevents us from understanding human nature. There’s no such thing as monsters. Only humans.»

Recomendadíssimo, People like them venceu a edição de 2021 do Prix Eugéne Dabit, e é o primeiro romance de Samira Sedira a ser traduzido para a língua inglesa.

****
(muito bom)