sexta-feira, abril 22, 2022

The toll


Autor: Kealan Patrick Burke
Género: Terror
Idioma: Inglês
Páginas: 16
Editora: Cemetey Dance (Kindle)
 Ano: 2012

---

Kealan Patrick Burke é um autor de terror do qual fiquei fã na primeira leitura. Dele, destaco Kin e Sour candy.

Na sua biografia, indica que escreveu mais de uma centena de contos de terror - um dos quais estará a ser adaptado ao cinema. Eu estou a anos-luz de os ter lido a todos, mas, até agora, não há um de que não tenha gostado.

Em The toll, o narrador é Miles Camden, um milionário que, numa noite de halloween, acorda num caixão, vários metros abaixo da terra. Perto dele, está um sino que lhe permitiria alertar aqueles que, mais acima, o poderiam socorrer. 

Mas a Miles Camden não ocorre tocar o sino imediatamente. Ao invés, prefere conjecturar sobre quem o terá enterrado vivo, o porquê de o ter feito, e qual será o preço a pagar. Isso leva-o a reflectir nas suas escolhas ao longo da vida, e que culminaram numa existência abastada e solitária.

O protagonista de The toll é um homem ambicioso que fez fortuna sendo implacável. Não nos esconde quem é, e a sua reacção inicial quando acorda num caixão é de admirar a criatividade de quem o fez, o que torna a leitura deste conto muito mais interessante.

Vencedor e várias vezes nomeado para os Bram Stoker Awards,
Kealan Patrick Burke é uma voz muito talentosa dentro do género, com um sentido de humor dark (que aprecio bastante!) que vale a pena descobrir.

*****
(muito bom)