quinta-feira, agosto 18, 2011

Adam - Pai há só um!

Autor: Brian Basset
Género:
Banda desenhada / Humor

Idioma: Português
Editora: Gradiva

Páginas:
128
Preço: € 13
ISBN:  978-9-72-662603-9
Título original: Adam - life in the fast-food lane

Avaliação:
****
(bom)


Adam esforça-se por ser um super-pai. É o protagonista das aventuras de uma família moderna, onde os papéis dito tradicionais estão invertidos: Laura, a mãe, é uma atarefada e bem sucedida executiva, e Adam, o pai, é o dono-de-casa, com a lida doméstica e os 3 filhos a seu cargo.

Adam não é nenhum trapalhão e até se orienta bem, tirando a culinária, onde os seus dotes de chef não são reconhecidos pelo restante núcleo (muitas tiras satirizam esse facto e o célebre rolo de carne do pai é um dos traumas que os filhos de Adam vão ter da infância). Não é raro vermos Adam completamente de rastos depois do lufa-lufa habitual, com o bebé a fazer das dele e a sujar à medida que o pai limpa, enquanto o primogénito se arma em chico-esperto e encomenda pizza às escondidas. Quando Laura chega a casa, depois de mais um dia nas trincheiras, muitas vezes minimiza o esforço de Adam e há desaguisados.

O autor, Brian Gasset, também é “doméstico”: trabalha em casa e cuidou dos dois filhos enquanto desenhava cartoons. Não é difícil deduzir que muitas das situações vividas por Adam nos quadradinhos são inspiradas em factos reais: a saída dos pais para irem ao cinema depois de meses sem saírem de casa e depois voltarem a correr ao primeiro telefonema da baby-sitter, a integração de Adam no grupinho das donas de casa que se reúne à tarde na casa da vizinha para comerem guloseimas, e o mundo fascinante das salas de espera dos pediatras, onde se passam dias e dias entre choros, fraldas sujas e humores agastados.

Textos curtos, desenhos expressivos e piadas simples é o que vão encontrar neste volume.
Diversão garantida.

Sem comentários: