sábado, agosto 06, 2011

Não contes a ninguém

Autor: Harlan Coben
Género:
Policial / Thriller

Idioma: Português
Editora: Editorial Presença

Colecção:
Fio da Navalha

Páginas: 300
Preço: € 12
ISBN:  978-9-72-233049-7
Título original: Tell no one

Avaliação:
****
(bom)


Não contes a ninguém é um livro bem escrito e nas suas 300 páginas, as primeiras 200 são electrizantes.

O Dr. David Beck passou os últimos oito anos da sua vida a tentar recuperar da morte trágica da mulher, Elizabeth, assasinada por um criminoso que se encontra no corredor da morte, à espera da execução.

Workaholic confesso, Beck afoga-se em trabalho para ultrapassar a sensação de vazio que teima em permanecer e as recordações dos anos com a esposa. E embora a família e os amigos lhe assegurem que é tempo de seguir com a sua vida, ele não consegue afastar o sentimento de culpa de ter contribuído para o terrível homicídio.

Entre insónias e tormentas, o protagonista está certo de não voltar a ver a mulher, até ao dia em que recebe um e-mail com uma mensagem que somente Elizabeth poderia ter escrito. Outros contactos se seguem, sempre com a recomendação de que Beck «não conte a ninguém»...

Harlan Coben guia habilmente o leitor num mistério que só se revela mesmo nas últimas páginas. Para quem gosta de thrillers, Não contes a ninguém é uma óptima opção.

Uma nota final para a descrição de todo o sentimento de perda e culpa que assalta o protagonista desde o princípio do livro; o autor tem condão de, em frases curtas e sem grandes lamechices, nos fazer compreender como um desaparecimento trágico não faz desvanecer um grande amor. Aconselho.


Sem comentários: