terça-feira, dezembro 29, 2020

Alien: out of the shadows (Canonical Alien Trilogy #1)


 Autor: Tim Lebbon; Dirk Maggs
Género: Ficção Científica, Terror
Idioma: Inglês
Duração: 4h e 31m
Editora: Audible Studios (Audible)
Ano: 2016

***


Autor: Tim Lebbon
Género:
Ficção Científica, Terror
Idioma: Inglês

Páginas: 326

Editora: Titan Books (Kindle)
Ano: 2014

---

Super fã da saga Alien e recente convertida aos audiolivros, fiz um 2 em 1 lendo o livro e ouvindo o audiolivro.
 
Há uns anos, saiu o primeiro audiolivro de uma trilogia-homenagem à saga iniciada por Ridley Scott em 1979 - apontamento ao filme aqui -, audiolivro esse baseado num livro que saíra dois anos antes.
 
A acção de Alien: out of the shadows passa-se entre os dois primeiros filmes de Scott e de Cameron, Alien e Aliens, respectivamente.

O ano é 2159. 
 
A Marion é uma nave de extracção mineira de trimonite (um material raro e mais precioso do que o diamante); a sua tripulação permanente é escassa e consiste num grupo de apoio médico e técnico aos mineiros que passam o tempo na mina do planeta mais próximo.
 
Quando a Marion perde o contacto com a equipa mineira e intercepta uma gravação onde esta parece estar a ser atacada por uma forma de vida extraterrestre, a tripulação decide isolar-se na Marion e enviar uma mensagem de SOS.
 
É nestas circunstâncias que Ellen Ripley é resgatada pela tripulação da Marion, 37 anos após ter escapado ao massacre na Nostromo.
 
Desiludida por terem passado tantos anos e ansiosa por voltar à Terra e voltar a ver a filha, Ripley rapidamente se apercebe de que as coisas são piores do que pensava. A nave Marion está fora de órbita e numa contagem descrescente para se despenhar no planeta mais próximo. A única escapatória é a nave-irmã da Marion, com aliens adultos a bordo. Ripley não consegue acreditar que sobreviveu a um pesadelo para se encontrar noutro mil vezes pior.

Mas Ripley não é a protagonista de Alien: out of the shadows. Esse papel cabe a Chris Hooper, o engenheiro-chefe da Marion. Prático e um líder nato, vê-se na posição ingrata de resgatar a pequena tripulação sobrevivente e escapar a um grupo de aliens agressivos com ácido nas veias.

Alternados com a acção, o livro tem vários capítulos dedicados aos sonhos de Ripley; estas sequências de sonho quebram um pouco o ritmo do livro. No audiolivro, Ripley tem flashbacks breves que a alheiam momentaneamente do que se passa à sua volta, mas rapidamente desperta pelos seus companheiros de infortúnio - funciona melhor no formato audio.

Há alguma violência e muita tensão, expectável quando se metem xenomorfos ao barulho. A acção é non-stop. A personagem de Ash (o andróide de Alien) "reduzido" a um programa de computador sem corpo físico é melhor desenvolvido no audiolivro e traz grande valor à história. Resulta melhor na série de conflitos por que passam as personagens. O elenco de actores é muito bom e a actriz que interpreta Ellen Ripley tem uma voz quase idêntica à de Sigourney Weaver, o que proporciona uma experiência auditiva aliciante.

Há vários pormenores bem conseguidos, especialmente os relativos à transição de Alien: out of the shadows para o segundo filme da saga, Aliens.

O livro é muito bom e o audiolivro "bebe" daí mas surpreendentemente consegue ultrapassá-lo e resulta melhor. 

Incontornável para os fãs da saga. Segue-se Alien: river of pain.

*****
(muito bom)

Sem comentários: