sábado, fevereiro 06, 2021

Not that bad - dispatches from rape culture

Autor: Vários; Roxane Gay (ed.)
Género: Ensaio

Idioma: Inglês

Duração: 8h e 41m

Editora: Harper Audio (Audible)

Ano: 2018
 

---

Editado por Roxane Gay, uma autora bestseller famosa nos Estados Unidos pelas suas análises sociais, Not that bad é uma antologia de 30 ensaios lida pelos próprios autores, cujo tema é a violação, a agressão e o assédio sexuais.

É uma audição difícil. Cada ensaio tem a sua própria força, com uma perspectiva única sobre a rape culture (ou "cultura da violação", um contexto no qual a violação sexual é normalizada, algo decorrente das atitudes sociais sobre o género e a sexualidade) e uma carga emocional considerável.

Cada capítulo aborda como é viver num mundo onde a população feminina tem que gerir o assédio e a agressão sexual constantes e onde as mulheres são «(…) questionadas, rejeitadas, desacreditadas, denegridas, menosprezadas, ridicularizadas, envergonhadas, intimidadas quotidianamente (…)».

Com um tom honesto e cobrindo múltiplas experiências nos mais diversos cenários (atingindo todas as classes sociais; em contexto de migração; abordando o abuso infantil) os testemunhos são de uma intimidade desarmante. É uma colecção audaz, que reflecte a sociedade ocidental e incita à mudança, insistindo que not that bad (não tão mau assim) não deve definir a gravidade de uma agressão sexual.

Os diversos testemunhos diferem nas circunstâncias e alguns podem ser controversos para alguns leitores, como nas histórias onde as vítimas que deram consentimento para sexo não queriam ter dado o seu consentimento. É uma nuance complicada para alguém mais conservador ou do sexo masculino. Como li numa crítica na Amazon, este livro é para todos, mas nem toda a gente está preparada para este livro.

É um tema corajoso, que precisa de difusão e de ser discutido. Tenho as minhas dúvidas sobre o seu peso na era pré-movimento #metoo, que expôs uma mentalidade perniciosa e impensável nos dias de hoje. Mas a mudança faz-se lentamente e para isso é preciso falar, discutir e alterar o que é preciso. E se há tema que vale esse investimento!, a forma como a sexualidade feminina é retratada e encarada tem de mudar.

A lista completa de narradores inclui: Roxane Gay (introdução), Gabrielle Union, Ally Sheedy, Amy Jo Burns, Lyz Lenz, Claire Schwartz, Aubrey Hirsch, Jill Christman, Lynn Melnick, Brandon Taylor, Emma Smith-Stevens, A.J. McKenna, Lisa Mecham, Vanessa Mártir, xTx, Sophie Mayer, Nora Salem, V.L. Seek, Michelle Chen, Liz Rosema, Anthony Frame, Samhita Mukhopadhyay, Miriam Zoila Pérez, Zoe Medeiros, Sharisse Tracey, Stacey May Fowles, Elisabeth Fairfield Stokes, Meredith Talusan, Nicole Boyce e Elissa Bassist.

*****
(muito bom)

Sem comentários: