sábado, janeiro 30, 2021

Canção doce


Autor: Leila Slimani
Género: Romance
Idioma: Português
Páginas: 216
Editora: Alfaguara
Ano: 2017

---

Canção doce (Chanson douce no original) foi um dos bestsellers europeus de 2016, valendo à autora franco-marroquina Leila Slimani o prestigiado Prix Goncourt

A história desenrola-se na Paris dos nossos dias. Nela, um casal com dois filhos decide contratar uma ama para cuidar das crianças agora que a mãe vai voltar a trabalhar.
 
A escolha recai sobre a discreta Louise, que conquista rapidamente toda a família com a sua seriedade e capacidade de trabalho. Louise limpa, cozinha e é carinhosa para com as crianças, mantendo o agregado familiar numa bolha de conforto que é apreciada por todos.

O livro abre com o homicídio das duas crianças pela ama. O livro aprofunda então as histórias de Paul e Myriam, um casal de classe média-alta, e de Louise, que vive nos subúrbios da capital em escassez económica, e as suas interacções e dinâmicas. Com o assassinato das crianças como ponto de partida, o leitor é rapidamente envolvido na história e navega pelas nuances sociais e culturais retratadas, tentando perceber e prever as acções da homicida.

Slimani condensa em pouco mais de 200 páginas diversas questões, das quais se destacam as expectativas ligadas à maternidade, a pobreza (envergonhada) e as relações de poder e dependência. O resultado é um romance envolvente e dinâmico, com algumas falhas.

Não apreciei inteiramente a forma como a autora abordou as possíveis abordagens que terão levado ao crime: a narrativa torna claro que Louise é uma pessoa reprimida e com problemas psicológicos, incapaz de uma ligação emocional saudável; o enfoque na sua pobreza não foi bem explicada ao ponto de ser um motivo válido (e aqui surgiram algumas questões pertinentes relativamente à falta de meios económicos). Creio que faltou um desenvolvimento de algumas situações para ter uma história mais coerente e forte.

Leila Slimani ter-se-á inspirado num caso ocorrido em 2012 em Nova Iorque e nas entrevistas que ela mesma fez quando procurava uma ama para os filhos, fascinada pelas relações que se estabelecem entre a família e a ama.

O romance foi adaptado ao cinema em 2019, valendo duas nomeações à actriz principal pelo papel de Louise.

****
(bom)

Sem comentários: