domingo, janeiro 24, 2021

A Seca

Autor: Jane Harper
Género: Thriller
, Policial
Idioma: Português
Páginas: 352
Editora: Edições Asa (e-book)

Ano: 2017

---

Há quanto tempo este livro estava na lista dos próximos títulos a ler... Finalmente, comecei-o, e que leitura!

Livro de estreia de Jane Harper, A Seca é um policial que nos agarra desde os primeiros capítulos. 

A história começa com o regresso de Aaron Falk a Kiewarra, onde viveu até à adolescência, para o funeral de Luke, um amigo de infância. 

Aaron sente os olhares de todos em si, tendo abandonado a cidade há duas décadas entre rumores de que estaria envolvido na morte de uma jovem da terra.

O ambiente é ainda mais pesado porque a história oficial é que Luke matou a família e suicidou-se em seguida por motivos económicos, levado ao desespero por um longo período de seca que abala Kiewarra e mantém vários exploradores agrícolas angustiados.

Mas os pais de Luke recusam-se a acreditar nesta versão e pedem a Aaron, que é um agente federal especializado em crime económico, que investigue as finanças do filho, o que ele aceita relutantemente, por lealdade ao amigo e empatia para com os pais de Luke.

Está assim montado o cenário, num calor sufocante em pleno deserto australiano, onde a seca e a crise económica põem a descoberto as tensões de um lugar onde toda a gente se conhece e onde Aaron sabe que não é bem-vindo. No meio do pó e debaixo de um calor claustrofóbico, o agente tenta descobrir a verdade rodeado de hostilidade, tendo como aliado o Sargento Raco, da polícia local.

O final não é bombástico, mas é bem construído. Os flashbacks, sucintos e visuais, foram uma adição inteligente que permitiram revelar cenas passadas sem quebrar o ritmo.

A Seca é um policial muito bem escrito, que nos envolve desde as primeiras páginas e revela uma segurança surpreendente para um livro de estreia. Super recomendado.

*****
(muito bom)

Sem comentários: