quarta-feira, janeiro 13, 2021

The Wives

Autor: Tarryn Fisher
Género: Thriller

Idioma: Inglês
Páginas: 256
Editora: Graydon House (e-book)
 Ano: 2019

---

Se juntarmos um livro anunciado como um bestseller e comparado com Em parte incerta (Gone girl) de Gillian Flynn (!)...

... ao tema da poligamia e a promessa de uma história diferente, temos The Wives.

Seth é polígamo e tem três esposas com quem divide a semana, viajando entre diferentes cidades para estar com cada uma delas à vez. 

A narradora de The Wives é a esposa n.º 2, Thursday (que Seth vê precisamente às quintas-feiras...) e, que, desde cedo, nos dá conta do seu amor e dedicação ao marido, insatisfeita com o facto de não ser a única mulher da vida dele e convicta de ser a única disposta a sacrificar-se pelo seu amor.

A rotina mantém-se há dois anos e Thursday crê que o marido é perfeito para ela (o seu único defeito é ter mais duas esposas além dela): carinhoso, um amante apaixonado e um empresário bem sucedido. Até que um documento encontrado por acaso leva Thursday a questionar-se sobre o carácter de Seth e a sua vida com as outras duas mulheres.

The Wives começa acelerado e credível q.b., com uma Thursday obcecada e dependente da aprovação do marido a agir de uma forma algo tresloucada e envolvendo-se em várias situações que dão dinamismo à história.

À medida que a história vai avançando, porém, a acção vai-se tornando mais irrealista, com reviravoltas que resultam mal. O "twist" final é uma desilusão. A desilusão é maior porque entretanto começámos a imaginar os diferentes finais, num crescendo de possibilidades que a história vai alimentando e não cumpre.

The Wives é uma leitura inicialmente envolvente que vai ficando cada vez menos credível, culminando num final fraco e várias pontas soltas. 

(Ah, e ficamos sem saber o que torna Seth tão irresistível afinal...)

**
(fraco)

Sem comentários: